TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio De Fixação

Casos: Exercicio De Fixação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1.0 - Exercício de Fixação

1. Discorra sobre: “O direito nasce a partir do momento em que o homem começa a estudar formas de regrar a conduta entre ele e seu semelhante.”

2. Discorra sobre as origens das sociedades?

R: segundo os cientistas teve início a partir do momento em que o homo habilis sai para caçar alimentos e traz uma parte para o resto do seu bando, com este comportamento se configura o início de uma sociedade. Logo em seguida pode se perceber a formação de tribos, a descoberta da escrita, com isso pode – se perceber o surgimento das grandes civilizações como por exemplo Grécia e Roma e Egito.

3. Faça a distinção entre sociedade e direito?

R: a sociedade é formada quando o homem vive em grupo sendo que a o direito seria as normas que regulamentam essa vida em grupo. Deste modo pode se dizer que sem direito não tem sociedade.

4. Conceitue ordenamento jurídico?

R: o ordenamento jurídico é maneira como as normas jurídicas são organizadas de forma a definir a ordem de importância entre elas.

5. Quais são os elementos do estado democrático de direito?

R: os elementos do estado democrático do direito são: População, Território, Soberania e ordem jurídica.

6. Conceitue direito?

R: existem várias teorias para definição do que é direito uma delas é: direito é uma ciência que estuda as normas de conduta social oficializadas pelo estado.

7. O que são fontes do direito?

R: chama-se de fontes do direito, todo conteúdo que possibilite conhecer o direito.

8. Discorra sobre as fontes do direito?

R: Fontes do direito são as ferramentas que possibilita o bom exercer do direito, deste modo toda vez em que o indivíduo sentir que está sendo desrespeitado o seu direito ele pode buscar as fontes de direito para poder se defender no poder judiciário se assim for necessário.

9. Faça a distinção do direito público e privado?

R: a diferença está basicamente, no tipo de relação envolvida e nos interesses e que visam atingir. O direito público é aquele onde o estado faz uso do poder de império, ou seja ele pode obrigar o particular a fazer ou deixar de fazer algo. Sempre com o objetivo de priorizar a coletividade. O direito privado é aquele onde o particular nas relações jurídicas com outro particular, poderá exercer a autonomia da vontade, ou seja, ele contrata com quem ele quiser, se ele quiser e como ele quiser. Ele pode relacionar-se juridicamente com outro sem que o estado possa intervir, desde que seja lícito.

10. Dê exemplos de direito privado?

R: como exemplo do direito privado temos: direito civil, direito comercial/empresarial, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com