TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fraca Governança No Banco Cruzeiro Do Sul

Trabalho Escolar: Fraca Governança No Banco Cruzeiro Do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2013  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 01

2. REFERENCIAL TEÓRICO 03

3. JUSTIFICATIVA 05

4. OBJETIVOS 06

4.1. Objetivo geral 06

4.2. Objetivo especifico 06

5. METODOLOGIA 07

6. HIPÓTESES 08

7. CRONOGRAMA 09

REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

O mundo está em perpétua mutação. Sempre esteve, mas, principalmente hoje, com os avanços e desdobramentos da ciência e tecnologia, que parecem não ter limites. Teses consagradas são questionadas, verdades intocáveis são rediscutidas. As ciências, ditas exatas, já não mais o são, diante de novas descobertas e reformulações.

Chegamos à sociedade do conhecimento que, agora, constitui a moeda maior de troca, o capital cultural tem mais valor que o financeiro. Estamos navegando na terceira onda, de TOFFLER (1990).

No momento, por exigências sociais e políticas, pela percepção mesma de que pesquisa é necessário, as faculdades, ditas emergentes, preocupam-se com o problema da pesquisa. Para se tornarem universidades, um status sumamente desejável, devem cumprir a tripla função de pesquisa, extensão e ensino.

E, com razão, pois, um sistema de educação superior só pode desempenhar cabalmente sua missão e constituir-se em elemento social útil, se uma parte do corpo docente e de suas instituições realizam também atividades de investigação (UNESCO, s/d: 33).

Ao professor, além das aulas, deve ser propiciado tempo e espaço, condições e materiais para pesquisar. O Plano de Incentivo a Carreira Docente pode contribuir nesse sentido. O professor leciona e pesquisa, aplica a suas aulas às conclusões da pesquisa e retira das aulas questões, temas e sugestões para investigar e desenvolver.

Ensinar a estudantes significa, em parte, repensar os fundamentos de uma matéria: isso constitui uma espécie de pesquisa... Naturalmente, a fusão de ensino e pesquisa poderia ser uma vantagem, muito mais plausível no caso de certas matérias e seria particularmente verdade em relação a matérias técnicas onde a educação de um estudante quase não se distingue de um programa de instrução contínua (Minogue, 1990: 56).

Para organizar e manter uma equipe de pesquisa é necessário um corpo docente integrado, constante. A rotatividade interrompe o trabalho, desestimula o grupo e o fantasma do desemprego assusta o professor.

O melhor marketing é a qualidade de ensino, a competência do corpo docente, sua participação no desenvolvimento da sociedade. Para isso ela existe. A sociedade espera muito dela: transmissão de conhecimento válido e atual, provado pela pesquisa permanente, capaz de responder às necessidades e demandas sociais.

É de grande importância a educação no ensino superior no Brasil nas análises dos profissionais da educação na reformulação de políticas públicas voltadas à área da educação.

Nos últimos anos verificaram-se importantes mudanças em relação aos novos processos originados do impacto do desenvolvimento científico-tecnológico, aprofundando a chamada globalização e a crescente popularização das sociedades.

Neste contexto de informações, novas oportunidades surgiram da atuação profissional em campos inéditos e contata-se forte pressão social pelas inovações e pelo conhecimento atribuindo condições de competitividade aos grupos, indivíduos e empresas, em situações diferentes da vida moderna.

Encontra-se nesse cenário o panorama atual do ensino superior do Brasil, caracterizando-se o surgimento de novos atores e a proliferação das mais variadas instituições, produzindo um quadro heterogêneo e complexo.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

A histórica da educação superior não é uma história à parte, uni o contexto socioeconômico sendo determinado, geralmente, pelo mesmo. É evidente que a educação superior foi sempre reservada para poucos com seu início no Colégio dos Jesuítas na Bahia, “centrada nas chamadas humanidades (filosofia e teologia) já no seu início privilegiava a formação das elites sociais”. Cunha (1980)

Para MASETTO (2000) o ensino superior brasileiro evoluiu significativamente nos últimos anos, porém ainda hoje, prevalecem às estruturas curriculares ligadas à formação profissional e ao mercado de trabalho. Os professores qualificados são originados do próprio mercado por serem conhecedores dos conteúdos, pois sabem fazer e consequentemente saberão ensinar a fazer. Na maioria das vezes os métodos de ensino, são fundamentados na transmissão de conhecimentos e atividades práticas, sendo o professor o principal elemento para um número cada vez maior de alunos atuando como o que recebe o conhecimento.

Segundo SOARES (1999) aos educadores a responsabilidade pelo desenvolvimento de competências e condutas gerenciando e aplicando as informações com a intenção de torná-las interessantes para a sociedade e considera o professor como sendo o programador das técnicas e ferramentas da informática em recursos da educação para auxiliar o aluno a estabelecer relações associadas aos conceitos apresentados. O desafio é descobrir a forma com que a programação de aprendizagem no caso ambiente virtual contribua para a construção de relações e não só repassar informações

Os significados da formação e desenvolvimento profissional que vemos na literatura é devido ao fato de alguns autores atribuírem esse sentido e outros conceituá-los sob perspectivas ou paradigmas diferentes. Diante disso, não se encontra na literatura um acordo sobre os termos. Apesar dessas diferenças, percebe-se, em apenas um paradigma, existe um conjunto de idéias centrais e comuns sendo adequadas em função de seus modos de pensar pelos autores, conceber, ver e interpretar noções de percurso e de formação.

Constata-se que as reformas educacionais, não têm causado transformações significativas na sociedade. As alternativas que foram abertas com a aprovação da LDB comprovam que transmitiu-se ao mercado que suprimisse a demanda para a educação superior. Isto aconteceu com a variedade das instituições e dos cursos, expandindo as instituições privadas de ensino superior.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com