TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOPOLÌTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS         

Por:   •  25/10/2017  •  Artigo  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

                        GEOPOLÌTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS        

             



Como Eric Hobsbawn analisa a teoria política de Marx?

Em sua análise Eric Hobsbawm acredita que Marx voltará como o caminho para entender a natureza do desenvolvimento capitalista, e que não mais será a inspiração política para a esquerda, pois em sua visão os escritos  de Marx, não devem ser tratados como programas políticos.

Para Eric, há um renascimento do interesse público por Marx no mundo capitalista, ironiza que com exceção dos novos membros da União Européia.

Marx previu a natureza da economia mundial no início do século XXI, com base na sociedade burguesa, cento e cinqüenta anos antes. Para Eric Hobsbawn, não é surpresa que capitalistas inteligentes, em especial do setor financeiro global, se impressionem com Marx, já que entre eles há mais consciência sobre a natureza e instabilidades da economia capitalista que eles operam.

Ainda Hobsbawn analisa que para que a política esquerda em um futuro seja inspirada pelas análises de Marx, dependerá do que ocorrerá no mundo capitalista. Apesar de Marx está consideravelmente baseado na atual crise da sociedade capitalista.

Em sua visão a atual crise financeira mundial, pode transformar-se em uma grande depressão econômica nos EUA, mostrando de forma dramática o fracasso da teologia do livre mercado global, obrigando inclusive o governo norte americano, escolher ações públicas esquecidas desde os anos trinta.

Para Eric Hobsbawn, neste momento delicado um retorno as teorias de Marx, é uma análise sobre o capitalismo e o seu lugar na evolução histórica da humanidade, incluindo suas análises sobre a instabilidade central do desenvolvimento capitalista. Nenhuma marxista poderia acreditar que, como argumentado pelos ideólogos neoliberais em 1989, o capitalismo liberal havia triunfado de modo eterno. Que a história ali havia chegado ao fim. Para Eric Hobsbawn nenhuma socialista poder renunciar as idéias de Marx, pois a previsão de Marx que o capitalismo seria substituído por um sistema administrado ou planejado socialmente parece razoável, mesmo que houvesse Marx subestimado os elementos de mercado que sobreviveriam em algum sistema pós capitalista.

Em seu pensamento, Eric acredita que qualquer interessado nas idéias, seja estudante universitário ou não, é nitidamente claro que Marx é e permanecerá sendo uma das grandes mentes filosóficas, um dos grandes analistas econômicos do século XII, um mestre de uma prosa apaixonada.

Sua visão é a de que em um mundo que vivemos ler Marx é de suma importância, pois atualmente não se pode entender o mundo sem levar em conta a influência que os escritos de Marx tiveram sobre o século XX. O mundo não terá sua transformação efetiva se não for entendido e Marx permanece sendo um soberbo pensador para a compreensão do mundo e dos problemas que devemos enfrentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com