TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Em Segurança Pulblica

Trabalho Escolar: Gestao Em Segurança Pulblica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

prendendo a oleosidade e bactérias dentro de si. Infelizmente, nossas glândulas sebáceas não sabem quando parar; e continuam produzindo sebo, fazendo com que o folículo pilosebáceo fique “inchado”, então, os leucócitos entram em ação, resultando em espinhas avermelhadas e dolorosas na pele. Esse aumento da produção de sebo provoca aumento da taxa de secreção sebácea, correlacionando com níveis elevados de severidade da acne. Mas, o que é o sebo? O sebo é uma mistura de lipídios, principalmente, colesterol, esqualeno, cera, ésteres de esteróides e triglicerídeos, que quando ocorrem alterações na composição e/ou na quantidade da secreção sebácea colaboram no desenvolvimento da doença.

5.2 Hiperqueratinização Folicular

Como já citado, o folículo sebáceo é composto por uma glândula sebácea bem desenvolvida e um pelo rudimentar. A comedogênese, (alteração no processo de descamação que ocorre nos folículos sebáceos), é o fator central no desenvolvimento da acne e tem esse nome por determinar a formação de microcomedões, que, por sua vez, podem evoluir para comedões fechados ou abertos.

Um novo conceito de comedogênese relaciona-se à teoria que a excreção de produtos pela glândula sebácea ocorra por meio de um conduto tubular organizado, produzido pelas células ductais. Sua ruptura poderia contribuir para a gênese dos comedões. A Revista Anais Brasileiros de Dermatologia publicou em seu site no volume 75 – Nº. 1, que:

“Tanto os folículos sebáceos normais quanto os comedões apresentam ciclo de crescimento semelhante ao que ocorre com os fios de cabelo, e, portanto, os comedões representam uma estrutura temporária na acne, capaz de se refazer em período de duas a seis semanas após sua extração”, autoria de KARIME MARQUES HASSUN - Médica; Mestre em Dermatologia, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

5.3 Processo de Inflamação do folículo

O P. acnes produz várias enzimas que se envolvem no processo de separação folicular e inflamação dérmica, estimulando os macrófagos a produzirem Citocinas, detectando a presença de células inflamatórias nas paredes dos folículos sebáceos, que ainda assim não explicam todos os fatores do processo inflamatório.

No processe de inflamação das pápulas, as primeiras células inflamatórias observadas são os linfócitos, e, com sua evolução, a inflamação passa para formas mais severas, podendo ocorrer uma reação do tipo corpo estranho, com presença de macrófagos e células gigantes.

5.4 Disbiose

Entende-se por disbiose a alteração da flora intestinal. Para entendermos melhor sua influência com a acne, veremos o que diz o site:

“A disbiose causa uma impermeabilidade intestinal, facilitando a absorção de macromoléculas tóxicas e antígenos, gerando uma resposta alérgica. Um estado crônico inflamatório reduz vitaminas e minerais, inibe o sistema de detoxificação, bloqueia enzimas e hormônios, deposita toxinas e complexos imunes nos tecidos periféricos. Portanto, pode gerar uma hipersecreção sebácea e o aparecimento da acne.”

Uma pele saudável depende de uma boa nutrição e da integridade de microorganismos intestinais. Caso isso não esteja acontecendo, se indica o tratamento de uma possível disbiose, a base de fibras e redução de carboidratos.

Considerações Finais

Ao estudarmos sobre a acne, detectamos que por se tratar de uma doença de pele, esta, deve ser tratada com cuidados e precauções, analisada por um dermatologista e ser medicamentada de acordo com seu grau e severidade.

É fundamental o conhecimento dos fatores que causam a acne, pois, dessa maneira, consegue-se diminuir sua lesão, evitando àquilo que pode piorar seu estado.

Também devemos ressaltar que o aparecimento da acne surge, em adolescentes nos períodos que eles começam a passar por transformações fisiológicas em seu corpo, causando reações que os assustam, levando-os a se isolarem do meio social, evitando a convivência com seus próximos. Devido à isso, é importante apoiar e entender um jovem acneico, orientando-o e incentivando-o à aceitar e conviver com o problema, para que este, torne-se cada vez menor, facilitando o convívio com o meio em que se vive.

A boa conduta ética faz do esteticista um profissional diferenciado e valorizado por clientes e colegas”. Embora os esteticistas ainda aguardem pela regulamentação da profissão, conforme processo em trâmite no Congresso Nacional, já são praticadas normas técnicas e regras de conduta que norteiam as atividades dos profissionais de estética.

Instituições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com