TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Operacional

Trabalho Universitário: Gestão Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2014  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

ELIANE MARIA CASSIANO

ATIVIDADE DE ENVIO I

QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

AGUA BOA-MT

2013

ELIANE MARIA CASSIANO

ATIVIDADE DE ENVIO I

QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

Trabalho apresentado UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, como requisito parcial para obtenção de título de especialização em Gestão Pública, sob a orientação

Prof. Maria Leonídia Malmegrin

AGUA BOA-MT

2013

1. Nesta atividade vamos contextualizar a Gestão Operacional face às gestões de nível superior. O objetivo é analisar o impacto dos ciclos de gestão de políticas públicas e de planos e programas no ciclo de Gestão Operacional.

Orientações específicas:

- Responda às questões a seguir.

- Em caso de dúvida, faça uma releitura da primeira seção – Uniformizando Conceitos e Expectativas.

- Para complementar sua pesquisa, busque pelo tema: Campanha de vacinação para a terceira idade, acessando sites de saúde: federal, estadual e municipal; jornais ou revistas.

Registre suas respostas para discuti-las com seu tutor, ou mesmo com seus colegas.

A) Qual política pública de nível federal trata do tema?

A política pública de nível federal que trata do tema é o PNI - Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Desde que foi criado, em 18 de setembro de 1973, o PNI procura não apenas cumprir sua missão. Tornou-se ação de governo caracterizada pela inclusão social, na medida em que assiste todas as pessoas, em todos os recantos do País, sem distinção de qualquer natureza. Seja rico ou pobre, more no litoral ou nos sertões, seja velho ou jovem, o brasileiro sabe que pode contar com vacina de boa qualidade em todos os momentos de sua vida.

Não existem excluídos para o PNI. As vacinas do programa estão à disposição de todos nos postos ou com as equipes de vacinação, cujo empenho permite levar a imunização mesmo a locais de difícil acesso — às matas, aos morros, aos becos das favelas, às palafitas. Eles vão aonde é preciso ir para imunizar a população.

Trata-se, enfim, de um programa que honra a memória e respeita as lições de profissionais de saúde notáveis de ontem e de hoje. Garantir saúde, sim, mas com o comportamento ético e a consciência de que é preciso lutar sem descanso para reduzir as desigualdades sociais do Brasil.

B) Qual programa do PPA contempla a ação nacional?

O Programa do PPA, que contempla a campanha de vacinação para a terceira idade é o “Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Dentro deste programa existe o Objetivo 0719, que estabelece o seguinte “Garantir a atenção integral à saúde da pessoa idosa e dos portadores de doenças crônicas, estimulando o envelhecimento ativo e saudável e fortalecendo as ações de promoção e prevenção”.

C) Quais papéis dos Estados e dos municípios na prestação

desse serviço público têm a característica de “nacional”?

O País apresenta uma preocupação com a vacinação dos idosos há poucos anos. Entretanto, há um grande esforço para que essas iniciativas aumentem gradualmente. Por outro lado, nem sempre há uma boa resposta deste grupo por ocasião de campanhas de vacinação. Isso ocorre muitas vezes por medos ou mitos infundados. Somente para citar um exemplo, muitas pessoas dizem que a campanha de vacinação contra gripe para idosos, por sinal uma coisa fantástica, não funciona e que talvez a vacina possa até mesmo causar algum mal. A vacina oferecida é de excelente procedência e muito bem indicada.

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação” - artigo 196 da Constituição Federal.

O papel tanto do Estado e como do Município é a execução das Campanhas de vacinação. O Estado geralmente fornece os insumos (vacinas) e o Município entra com o pessoal especializado para efetuar a divulgação e aplicação das vacinas.

2. Agora, vamos analisar as fases do gerenciamento por problemas para os processos programados com o objetivo de transpor os conhecimentos adquiridos sobre gerenciamento por problemas dos processos a pedido para os processos programados.

Orientações específicas:

- Procure conhecer como se efetiva o programa de atendimento das creches (processo programado) realizado no município em que você mora.

- Responda as questões a seguir e registre as respostas em um arquivo digital para discuti-las com o seu tutor ou mesmo com seus colegas.

A) Qual o problema de carga x capacidade mais divulgado na imprensa local relativo a esse serviço público?

CEIs/Creches

Entendido como espaço coletivo e privilegiado de vivência da infância (0 a 6 anos), que contribui para a construção da identidade social e cultural das crianças, fortalecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com