TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastas x CBG

Tese: Ginastas x CBG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Tese  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 9

[Textos gigantes e sem resumos, se eu fosse vc nem entraria] Ginastas x CBG

10/09/08

Pai de Jade cogita processar CBG por causa de lesão no punho da atleta

A ginasta Jade Barbosa está com uma lesão no punho direito, chamada osteonecrose, que limita os movimentos de flexão e extensão, informa nesta quarta-feira o jornal O Globo.

César Barbosa, pai de Jade, disse que a filha competiu no sacrifício em Pequim e não poupou críticas à CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), não descartando a hipótese de processar a entidade.

"Olha como a CBG me devolveu minha filha. Ela foi treinar em Curitiba há quatro anos inteira. Vou consultar o Flamengo e advogados e talvez processe a CBG", disse César ao Globo.

De acordo com o que disse o médico Ricardo Laranjeira ao jornal, o problema é causado por trauma ou por esforço repetitivo, que é a hipótese mais provável para o caso de Jade pelo fato de ela ser atleta. Por enquanto, a hipótese de cirurgia está descartada. A ginasta vai fazer fisioterapia em busca de recuperação.

O pai de Jade ainda se queixa de Eliane Martins, dirigente da CBG, para quem as queixas de Jade não passavam de desculpa para o fato de ela não ter conseguido medalha na Olimpíada e afirmou que sua filha não voltará a treinar em Curitiba caso a atual diretoria continue no poder.

Segundo César, para que Jade pudesse competir em Pequim, ele foi obrigado a assinar um contrato com o COB pelo qual não ganhou nada pela cessão dos direitos de imagem e pediu a intervenção do ministro dos Esportes, Orlando Silva, na ginástica do país.

Fonte

12/09/08

Jade acusa CBG de dar alta medicação e impedir de beber água

A polêmica lesão no punho direito de Jade Barbosa ganhou novos contornos nesta sexta-feira. Em entrevista à Folha de S. Paulo, a ginasta, que até agora havia mantido um comedimento em seu discurso, acusou a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) de ter prescrito a ela medicação em alta dosagem, o que teria proporcionado vômitos e mal-estar durante os Jogos de Pequim.

A carioca disse ao jornal que passou a tomar o antiinflamatório Prexige em fevereiro deste ano para controlar as dores no punho, a mando do médico da CBG, Mário Namba. A dose, que começou com um comprimido de 400 g no início do ano, passou a duas cápsulas em julho (na aclimatação no Japão para os Jogos de Pequim) e a três em agosto, durante as Olimpíadas. Segundo especialistas consultados pela Folha, a quantidade foi excessiva.

"Tomava os remédios por causa da dor no punho. Eu até melhorava um pouco da dor, mas, depois, tinha muitos vômitos, não conseguia treinar direito e tinha a sensação de estar sem força nas pernas", declarou Jade ao diário.

A ginasta ainda revelou que a CBG impede suas atletas de beberem água. "Era proibição dos técnicos. Podíamos no máximo dar borrifadas de uma garrafinha com spray na boca, tentar refrescar o corpo, mas, ainda assim, isso era feito escondido", acusou Jade, que relacionou seus problemas de pedra nos rins à medida adotada pela entidade. "Quando tive crise renal, fui orienta pelo médico a tomar 1,5 litro de água por dia, mas tive restrições e tinha que ouvir piadas: 'Lá vai a Jade tomar a aguinha'".

Por esses motivos, questões contratuais e salariais e principalmente pela gravidade da lesão no punho da ginasta, o pai dela, César Barbosa, já afirmou que pretende processar a CBG. A entidade ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto e o fará na tarde desta sexta-feira, em entrevista coletiva concedida em Curitiba.

Fonte

12/09/08

Após acusações de Jade, CBG usa resultados para defender imagem

A lesão no punho direito de Jade Barbosa abriu o caminho para inúmeras críticas à direção da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica). Alvo de acusações que vão de erro na dosagem da medicação a maus tratos à atleta carioca, a entidade utiliza os resultados recentes da modalidade para defender a imagem.

"A confederação não é entidade aventureira. A seleção olímpica permanente foi criada em 2002 e desde então estamos em constante evolução. Você acha que é uma confederação que é negligente vai crescer desta maneira? Obtivemos conquistas expressivas em função de trabalho sério. Os resultados estão aí para mostrar isso", afirmou Eliane Martins, coordenadora da CBG.

As principais conquistas recentes do Brasil na modalidade incluem o quinto lugar da equipe feminina no Mundial de 2007, disputado na Alemanha - o melhor resultado do país na história da competição - e a primeira participação em uma final olímpica, obtida nos Jogos de Pequim.

Individualmente, Daiane dos Santos foi a primeira ginasta do país a conquistar um ouro em Mundiais. O feito da gaúcha foi em 2003 no solo, sua especialidade. Ainda no feminino, Jade Barbosa terminou o ano de 2007 como o principal nome da ginástica brasileira, ao obter o bronze no individual geral no Mundial, além de outras conquistas. No masculino, o grande destaque é Diego Hypólito com o bicampeonato mundial (2005 e 2007) e o vice em 2006.

A coordenadora da CBG ainda fez questão de ressaltar que Jade Barbosa está na seleção permanente desde 2005 e, neste período, nunca houve desentendimentos entre ambas as partes.

"Durante todo esse período a confederação foi negligente e só agora é cobrada? Se a ginasta não era bem atendida e não tinha tratamento adequado, não ficaria aqui em Curitiba com a gente. Se for ver, a performance e desempenho dela sempre cresceram", defendeu Eliane.

Os atritos da família Barbosa com a confederação não são novidade. César, pai da ginasta, já havia falado sobre o problema de salários da filha. Mas desta vez foi Jade quem acusou a entidade.

Além de dizer que a medicação receitada para aliviar as dores no punho causava vômitos e fraqueza, a atleta carioca afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que era proibida de beber água, tendo que recorrer ao chuveiro para se hidratar.

"Não existe proibição de tomar água. O que existe é que as meninas exageram. Durante o treinamento tinham o hábito de beber muita água. O que realmente existe é uma recomendação para não tomar água em excesso durante o trabalho",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com