TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Resenha: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Resenha  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  157 Visualizações

1) Quais os efeitos da globalização no mundo do trabalho no cenário nacional e qual a principal diferença no mundo do trabalho em Caxias do Sul?

Apesar de todas as consequências da globalização no mundo do trabalho, os maiores destaques são o desenvolvimento tecnológico e a diminuição do preconceito. No cenário nacional, observou-se a expansão do setor terciário e a redução de empregos no setor industrial. A cidade de Caxias do Sul chamou atenção neste aspecto, por apresentar características opostas da tendência geral. Aqui houve um aumento do setor industrial, diferenciando-se.

2) As relações de gênero (homens e mulheres) sofreram modificações ao longo das últimas décadas. No entanto, algumas características permanecem, como: salários, funções. Por que na região mais próspera do RS, possuidora de instituições de ensino, empresas, etc, ainda permanecem estes entraves no mundo do trabalho? (Esta resposta deve ser dada a partir das observações postas no texto, como: tabelas, gráficos, e, também, a partir de suas percepções).

Claro que o que mais descreve esse fato é a discriminação. E isso é decorrente de anos atrás, em que a diferença era muito maior. Sempre houve uma identidade masculina dominante em relação à mulher. Aos poucos, isso vem mudando. Podemos afirmar que essa diferenciação não durará muito mais, porém, enquanto ela não acaba ainda vivenciamos a desvalorização do trabalho da mulher por ideias preconceituosas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com