TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

I O Crédito de Carbono

Por:   •  23/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.908 Palavras (16 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ELIANA eIBEL

elianaeibel@yahoo.com.br

crÉdito de carbono

Palhoça

2013


ELIANA EIBEL

crédito de carbono

        

Relatório apresentado ao Curso Tecnologia em Comércio Exterior, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Estudo de Caso.

Orientador: Prof. Rosa Beatriz Madruga Pinheiro

Palhoça

2013


ELIANA EIBEL

 crédito de carbono

Este trabalho de pesquisa na modalidade de Estudo de Caso foi julgado adequado à obtenção do grau de Tecnólogo em Comércio Exterior e aprovado, em sua forma final, pelo Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoça,  ____ de ____________de _____.

Profa. e Orientadora  Rosa Beatriz Madruga Pinheiro, abreviatura da titulação

Universidade do Sul de Santa Catarina


Agradecimentos

Agradeço ao Criador pelo dom da vida, à minha família, especialmente aos meus pais, Oldi e Marlene, pessoas maravilhosas que tanto se esforçaram para dar-me a melhor educação possível. Agradeço aos amigos pela compreensão em minhas ausências que não foram poucas.

Obrigada a todos os professores pelo conhecimento transmitido ao longo desta difícil jornada, sempre nos orientando da melhor maneira possível e sempre tirando minhas dúvidas, apontando o melhor caminho a seguir para chegar ao fim deste projeto.

Enfim agradeço a todas as pessoas maravilhosas que de uma maneira ou de outra participaram desta caminhada. Obrigada a todos.


REsumo

O problema do Aquecimento Global é sem dúvida assunto importante e imprescindível nos dias atuais, este problema levou as Nações Mundiais a procurarem alternativas para manter o desenvolvimento econômico sem aumentar os níveis de gases de efeito estufa liberados na atmosfera, e desta forma, promover o desenvolvimento sustentável.  Através do Protocolo de Quioto foram criados os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e, através destes mecanismos os Créditos de Carbono, que podem ser negociados com países desenvolvidos que possuem metas pré-estabelecidas de redução de emissões de gases de efeito estufa. Tal Protocolo foi confeccionado na cidade e Quioto, no Japão, em 1997, estipulando uma série de metas para a redução de gases poluentes, previamente estabelecidos, pelos países denominados Anexo I (países desenvolvidos que mais poluem o meio ambiente). Uma das formas de assegurara redução dos gases poluentes prevista no protocolo é o mecanismo de desenvolvimento limpo, uma espécie de parceria fixada entre os países em desenvolvimento, que ainda não possuem metas, mas podem contribuir para esta redução, de forma voluntária e sustentável. É justamente a implementação de um programa de MDL que são gerados os créditos de carbono, que podem ser comercializados.

Palavras-chave: Crédito de Carbono. Protocolo de Quioto. Meio Ambiente. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Efeito Estufa.


SUMÁRIO

1 introdução        

2 TEMA        

3 OBJETIVOS        

3.1 OBJETIVO GERAL        

3.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        

4.1 CAMPO DE ESTUDO        

4.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS        

5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA REALIDADE OBSERVADA        

6 PROPOSTA DE SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA        

6.1 PROPOSTA DE MELHORIA PARA A REALIDADE ESTUDADA        

6.2 RESULTADOS ESPERADOS        

6.3 VIABILIDADE DA PROPOSTA        

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


1 introdução

Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e Créditos de Carbono são assuntos bastante atuais e vem ao encontro da necessidade humana em preservar seu habitat natural, buscando aumentar o crescimento sócio-econômico sem aumento de emissão de gases de efeito estufa.

O efeito estufa é necessário para a sobrevivência da raça humana, sem ele as temperaturas na Terra seriam muito baixas, inviabilizando a sobrevivência humana. Mas a interferência humana acelerou a emissão de gases, chegando a níveis críticos. Desta maneira, o efeito estufa vem elevando as temperaturas, causando o tão conhecido aquecimento global.

Tendo em vista a necessidade urgente de baixar os níveis de gases de efeito estufa, já registrada em documento através do Protocolo de Kyoto, os países considerados desenvolvidos, possuem metas pré-estabelecidas de redução da emissão destes gases. Para facilitar o atendimento destas metas o Protocolo estabelece alguns mecanismos de flexibilização, dentre eles, o mais importante para o Brasil é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) através do qual são gerados os Créditos de Carbono.

Os Créditos de Carbono são documentos que dão aos seus detentores o direito de poluir. Estes créditos podem ser um atrativo para que as empresas de países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, invistam em projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que dão direito aos créditos de carbono, e vendam estes para os países desenvolvidos que estão obrigados a atingirem suas metas de redução de emissão de gases. Cada Crédito de Carbono é formado pela não emissão ou captura de uma tonelada de dióxido de carbono da atmosfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (257.9 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com