TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INGENIERIA DE PRODUÇÃO

Seminário: INGENIERIA DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  Seminário  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

ANHNANGUERA UNIBAN ABC

Atividade Colaborativa

O caminho da Sustentabilidade

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SÃO BERNADO DO CAMPO

2013

Passo 1

O caminho da sustentabilidade

Objetivo geral Objetivos específicos Público-alvo

O ingresso da humanidade na Era da Informação é um fato, mas ainda apenas para uma pequena parcela da população. As novas tecnologias, em particular a Internet, vieram para ficar e já começaram a alterar o comportamento da sociedade – como um dia fizeram o telefone, o rádio e a TV. A iniciativa visa expulsar os grupos criminosos que detêm o controle social dos espaços e, a partir dessa ação, garantir a soberania populacional.

Desse modo, eles se legitimaram como os ordenadores das práticas coletivas locais. Esse é o contexto e cenário que as forças de segurança, através das Unidades Policiais Pacificadoras, vêm buscando superar.

Agora temos uma infinidade de soluções digitais cada dia mais surpreendentes e avançadas. Se esse conhecimento acumulado não for compartilhado pela sociedade como um todo, corremos o risco de ratificarmos o abismo que separa os ricos dos pobres.

Pois não basta somente combater a violência e o crime organizado colocando as UPP’s (Unidade de Policiamento Pacificadora), sem antes combater também a desigualdade e discriminação social que existe na classe proletariado. Assim podendo levar informação de conhecimentos para outras comunidades carentes, e possibilitando o jovem até os idosos, a se informatizar.

Ações de empresas de grande porte como Akzo Nobel e Light, mostra o interesse de formar cidadãos mais conscientes, capacitados para as diversas mudanças. Tornar as pessoas de menos renda mais apto ao nosso mercado competitivo.

O projeto socioambiental da AkzoNobel. Desde o início do projeto, mais de 490 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de 3000 imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro etc.

A comunidade foi escolhida pela empresa AkzoNobel por ser fortemente reconhecida pela organização social e por seu pioneirismo em diversos projetos desenvolvidos no Rio de Janeiro, A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro e comunidades.

O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando mais de 1.300 aprendizes formados pelo projeto. “A intenção é de que o projeto seja uma realização coletiva. Por meio das cores, querem cumprir a missão de contribuir para o aumento da autoestima e a alegria das pessoas que ali vivem. Buscando plantar a semente da preservação em cada lugar que podem e, assim, mostrar o poder que as cores possuem.

Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2012, o “Tudo de cor para você” utilizado nas comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país. “A intenção é de que o projeto seja uma realização coletiva”. Por meio das cores, o desejo de cumprir a missão e contribuir para o aumento da autoestima e a alegria das pessoas que ali vivem. Buscamos plantar a semente da preservação em cada lugar que podemos e, assim, mostrar o poder que as cores possuem.

Junto ao sistema do governo de pacificação dos morros as UPP’s e comunidades em nosso meio.

Light e suas ações junto a comunidade Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro

Com a capacitação de agentes comunitários, a colaboração das associações locais e atividades em escolas públicas, ações educativas levam à população dicas de segurança e informações sobre o uso eficiente da energia elétrica, por meio do contato individual, porta a porta, palestras, eventos e plantões de atendimento local. A troca gratuita de lâmpadas incandescentes por fluorescentes e geladeiras ineficientes por novas com Selo Procel em domicílios também faz parte das ações do projeto e, até 2011, já somavam 886 mil lâmpadas e 32.500 geladeiras substituídas. Reformas elétricas, hoje não mais realizadas pela Comunidade Eficiente, também beneficiaram 9.258 residências. A atuação garante não só o combate ao desperdício de energia elétrica, mas estabelece uma nova forma de relação desses clientes com a Light, reduzindo o furto de energia e a inadimplência, contribuindo para que o cliente possa adaptar seu consumo à sua possibilidade de pagamento. Iniciativas como o Caminhão Planeta Light, unidade itinerante que oferece jogos e informações sobre a empresa, a geração, a distribuição e o consumo eficiente de energia elétrica; a Mochila Som, ferramenta utilizada por agentes para divulgar os conceitos da eficiência energética em todos os cantos da comunidade; e o Plantão de Atendimento, que cadastra clientes na Tarifa Social; reforçam a interação com a população.

Tudo isso junto ao sistema desenvolvido das ONG´s podemos trazer informações de economia e sustentabilidade para as comunidades carentes.

Passo 02:

Objetivo geral:

✓ Desenvolver uma ação mobilizadora capaz de promover a articulação entre diferentes setores da economia: poder público, sociedade civil e iniciativa privada.

Objetivo específico:

✓ Democratizar o espaço e unir os moradores em um projeto único de integração social.

Público-alvo:

✓ Moradores dos Morros da Babilônia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com