TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internacionalização

Por:   •  26/7/2015  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

WORKSHOP SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

        A internacionalização Brasileira tem se processado de forma lenta e tardia. Mas após a década de 1990 com a abertura da economia nacional, algumas empresas brasileiras passaram por evoluções significativas rumo ao comercio internacional.

        A internacionalização é caracterizada pelo processo continuo de operações entre empresas de países diferentes, sendo que o processo de internalização pode ocorrer de forma gradual ou incremental, devido às imperfeições das informações recebidas sobre o novo mercado. Este processo consiste basicamente em três fases: estabelecimento de canais de exportação, estabelecimento de subsidiárias de vendas e estabelecimento de subsidiarias de produção no próprio país estrangeiro.

        No processo de inserção internacional, à cinco estratégias que podem ser utilizadas, como: internacionalização como evolução da capacidade de exportação; internacionalização como busca de competividade tecnológica; internacionalização como consequência da capacidade de agregar parceiros; internacionalização como consequências de vantagens competitivas no mercado doméstico; e internacionalização como consequência de exposição internacional.

MODELOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

        Há uma linha de pensamento distinto foi desenvolvida pela Universidade de Uppsalla. Esses estudos que mais tarde foram denominados de “processo de internacionalização da firma da Escola de Uppsala”, ultrapassaram os limites da Teoria Econômica, e passou a abranger também a Teoria do Comportamento Organizacional, servindo como bases para diversas outras pesquisas, sobre o processo de internalização das empresas atuais.

        A incerteza quanto aos mercados estrangeiros, de acordo com as pesquisas realizadas pela Universidade de Uppsala, é decorrente da distancia psicológica ou psíquica, ou seja, quanto maior for a diferença entre os países em termos de desenvolvimento, nível, cultura, entre outros, maior será o nível de incerteza.

        Dessa forma o processo de internacionalização é orientado por uma natureza incremental, na qual se visa uma aprendizagem sucessiva através do comprometimento crescente com mercados estrangeiros.

        Outra abordagem referente a internacionalização de empresas, é proporcionada pela Teoria dos custos de Transação sob duas formas: a teoria da internalização e o paradigma eclético da produção internacional.

        As falhas de mercado são condições que levam uma multinacional a utilizar um investimento direto, a exportação é vista como um ponto de partida para o investimento direto no exterior.

        Segundo Barretto (2002) o paradigma eclétivo da produção explica a forma e o padrão de produção, com base nas vantagens específicas da propriedade, vantagens da internalização e nas vantagens locacionais.

        Para entender melhor esses conceitos uma pesquisa foi realizada com base em duas empresas. A empresa Alfa, é uma empresa de médio porte que atua com produtos químicos. Para ampliar seus negócios e suas vendas a internacionalização da empresa teve de ocorrer de forma proativa e planejada, de acordo com algumas vantagens competitivas já estabelecidas no mercado. Para que a empresa pudesse fazer essa inserção acontecer ela teve que usar a exportação, e o primeiro pais para o qual ela exportou foi a Bolívia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com