TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística no cenário internacional

Por:   •  1/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 9

A LOGÍSTICA NO CENÁRIO INTERNACIONAL

 

O profissional de logística assim como o profissional de transportes deve urgentemente entender o seu verdadeiro papel e associar sua melhoria através de atividades estratégias, aquela atividade que será lucrativa para a empresa a partir do momento em que eu consiga melhorar aquilo que desenvolvo diariamente, mudar e melhorar o que já existe.

 

            O processo de modernização de vários países tem sua origem por incrível que pareça no período das guerras tidas como mundiais e evoluem até os dias atuais com o processo da globalização. Vamos entender um pouco desta evolução ao longo dos anos.

 

            Vamos entender um pouco o que ocorreu entre os anos 40 e 50. Perceba que nesta época os países da Europa como um todo vivia um período negro em sua história.

 

            Preocupados com um possível colapso econômico temendo talvez um calote, foi criado na época e que até hoje permanece o chamado FMI (Fundo Monetário Internacional) e juntamente a criação do BIRD o chamado (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) ou como queiram o famoso BancoInternacional. O objetivo nos parece claro ajudar aos países necessitados de capital e dar-lhes o suporte necessário.

 

            Com o crescimento desses países chegamos aos anos 60, muitos países europeus desenvolveram-se e tornaram-se verdadeiras nações capitalistas, na época os olhares dessas nações estão voltados ao Marketing e as formas de distribuição de seus produtos a novos mercados.

           

A logística ainda caminhava a passos curtos, suas atividades eram individualizadas e realizadas em função de suprimentos, entrega e armazenamento. O processo de logística passa a ser gerenciado por

           

Os anos 70 são então marcados pela guerra do petróleo, países tornam-se independentes em sua produção, porém, dependentes dos Estados Unidos no que diz respeito a comercialização, uma vez que os Americanos ditavam as regras dos jogo. O aumento do petróleo em 1973, associado às normas impostas pela OPEP – Organização dos Países Produtores de Petróleo.

           

Nos anos 80, o mundo viu surgir o fenômeno da tecnologia e a informatização das empresas passa a ser o grande diferencial das empresas, o transporte quebra as barreiras em alguns países e se alia as atividades estratégicas das grandes empresas.

 

            O surgimento de ferramentas tecnológicas como o EDI.

 

            A competitividade no mercado internacional ficou acirrada nos anos 90. A indústria e o comércio passam a tratar as nações como verdadeiros parceiros, fornecedores e clientes. O volume de produto que é comercializado no mercado tem um giro cada vez maior. Os ciclos de vida do produto são reduzidos. Surge o conceito dojust in time e a evolução do supply chain.          

Chegamos aos anos 2000 com um conceito totalmente diferente em relação à logística. Passamos a trata-la não como um processo isolado e sim como um conjunto de atividades multidisciplinares direcionadas a agregar valor ao cliente final. Garantir o fluxo de materiais desde a fonte produtora até o consumidor final. A logística necessita que o processo se desenvolva de uma

 

 

O AUMENTO DE CONSUMO NO COMÉRCIO EXTERIOR

 

A competitividade da indústria, comércio e serviços esta cada vez mais acirrada no âmbito interno como externo. A logística integrada tem uma amplitude maior e mais globalizada. As empresas necessitam de uma administração e gestão de materiais bem como a coordenação sobre os produtos manufaturados, administração de estoques, a necessidade de embalagens mais modernas, a distribuição e gerenciamento de informações. É necessário ter um sistema de produção enxuto e flexível para atender as necessidades dos clientes em várias partes do mundo.

 

O PLANEJAMENTO DA LOGÍSTICA GLOBAL

 

Planejar uma logística em âmbito internacional não nos parece algo simples em detrimento de fatores já sinalizado em nosso curso. Vários são os estudos que direcionam para uma pratica competitiva. Existem quatro forças que são essenciais para a competição internacional. O planejamento logístico dever ser integrado com as demais áreas das empresas para obter uma vantagem competitiva. O planejamento logístico esta assim caracterizada:

 

Política – é essencial que o país esteja inserido no cenário global e a política é uma das formas, os acordos comerciais que devem ser firmados através do qual os países se comprometem a enquadrar seus produtos, analise de cambio, meio ambiente e restrições ao tráfego de mercadorias bem como outros pontos que são de caráter político.

 

O mercado global – As informações sobre o produto que é fabricado no país e o qual será comercializado no país em questão devem ser analisados. Determinados produtos esbarram em questão culturais, muitas vezes religiosas, ou seja, é necessário conhecer o produto antes de leva-lo a ser comercializado.

 

Tecnologia – os recursos tecnológicos utilizados pelos países bem como a absorção de novas tecnologias devem ser consideradas.

 

O custo – o custo para sermos competitivos é uma das grandes barreiras enfrentadas por empresas de logística. Na maioria das vezes não contam com apoio governamental.

 

As principais barreiras são:

 

·         A distância do Brasil dos grandes centros internacional de negócios;

·         A burocracia de nossos governantes e a falta de incentivos;

·         O número de concorrentes no mercado global;

·         Um ambiente de proteção a algumas empresas instituídas através de burocracias e normas de certificação;

·         A imposição de normas como a logística reversa;

·         Os preços e custos diferenciados em países vizinhos;

·         O desenvolvimento acelerado de novos produtos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com