TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Malvinas

Resenha: Malvinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  Resenha  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

No século XVIII, em 1764, Louis Antoine de Bougainville fundou uma base naval em Port Louis (Malvinas/Fakland Oriental). O francês chamou-a de Îles Malouines. Ignorando a presença francesa na ilha, em 1765, John Byron (britânico) estabeleceu uma base em Egmont (Malvina/Falkland Ocidental). Em 1766 a França vendeu sua base para a Espanha, que declara guerra à presença britânica nas ilhas, mas a disputa terminou no ano seguinte, decidindo-se que a parte oriental seria controlada pela Espanha e a parte ocidental pelos britânicos.

Em 1811, durante as lutas de independência na América do Sul, os espanhóis partem e abandonam as ilhas, que ficam totalmente abandonadas durante quase uma década.

Em 1820, a Argentina envia um mercenário norte-americano para reocupar as ilhas em nome do novo governo independente. Mas a ocupação das ilhas, na prática, só começou em 1827, quando a Argentina enviou colonos. A anteriormente francesa Port Louis é rebaptizada como Puerto Soledad e em 1829 foi nomeado Luis María Vernet governador da ilha para colonizá-la.

Em 1831, Vernet apreendeu três baleeiros norte-americanos, o que causou uma operação comandada pelo Capitão Silas Duncan que destruiu as instalações de Puerto Soledad, na qual foram feitos prisioneiros que foram posteriormente entregues ao governo daArgentina3 .

Em 2 de janeiro de 1833, veio a fragata britânica HMS Clio, comandada pelo Capitão John James Onslow, que informou os argentinos que o Império Britânico iria retomar a posse das ilhas. O Capitão José María Pinedo, considerando que não havia condições para resistência, embarcou seus homens e voltou para a Argentina. O Reino Unido coloniza as ilhas com escoceses, galeses e irlandeses. Puerto Soledad transforma-se em “Port Stanley”.

Apesar da retomada de posse pelo Reino Unido em 1833, a Argentina manteve sua reivindicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com