TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Classica

Dissertações: Mecanica Classica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 2.

A Sociologia, apesar de reflexão comum desde o nascimento da Filosofia, constituiu-se como ciência apenas no século XIX. Estabelecidos objeto e método de análise, seu surgimento deu-se em meio a um contexto conturbado e de grandes transformações decorrentes das revoluções burguesas do século XVIII.

Na dimensão econômica a revolução industrial inglesa foi determinante para o conjunto de transformações em curso, já na dimensão política foi fundamental a revolução francesa. Ambas produziram conseqüências que influenciam nossas vidas até hoje. A partir do exposto resolva as seguintes questões:

a)Disserte sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia relacionando-a às Revoluções citadas e explicando o porquê destas terem determinado a transformação da sociedade do século XIX. (Sua resposta deve ter de 10 a 15 linhas) (1,5 pontos).

R: O objetivo da sociologia é mostrar as mudanças sociais. Em relação a Revolução Industrial e a Revolução Francesa mostram o marco do nascimento da sociologia. Na Revolução Industrial iniciou-se grupos sociais como o proletariado, a burguesia e à formação de um novo tipo de estrutura social: a sociedade capitalista. Com o invento da máquina a vapor o artesão independente ficou de mão atadas, introduziu a fábrica moderna e criou uma nova classe de trabalhadores: o proletariado, ou classe operária, concentrado sobretudo em grandes unidades industriais. Já a Revolução Francesa trouxe significativas transformações naquela sociedade, tais mudanças estavam relacionadas à Revolução Industrial. O objetivo desta revolução era acabar com a monarquia, criar as possibilidades para o crescimento da sociedade capitalista, foi aí então que os burgueses ficaram na liderança desta revolução e utilizaram os pobres e operários para conseguir vencer o grupo que defendia o modo de produção feudal e a monarquia.

b)Pesquise na internet, jornais ou revistas, evidências (texto-reportagem, artigo ou figura, foto, charge, pintura, etc.) que confirmem algumas das consequências das revoluções industrial e francesa na atualidade e as reproduza (cópia de figura, reportagem de meio eletrônico, colagem de figuras, etc). (Sua resposta deve ter de 15 a 25 linhas) Não esqueça de citar as fontes de pesquisa! (1,5 pontos).

R: Revolução Industrial

Fonte: http://historia182.blogspot.com.br/

Antes desta Revolução predominava a produção artesanal, os produtos eram feitos manualmente e, no máximo com a ajuda de máquinas simples. A produção era feita em oficinas que funcionavam na própria casa do artesão que comandava todo o processo, desde a matéria-prima até a comercialização do produto finalizado. Com a Revolução Industrial Os artesãos, acostumados a controlar o ritmo de seu trabalho, agora tinham de submeter-se à disciplina da fábrica com um patrão comandando ela. Era normal a presença de trabalho infantil nas fábricas, pois não existia uma legislação trabalhista. A imagem mostra um garoto trabalhando em uma máquina a vapor produtora de tecido.

Revolução Francesa

Fonte: http://somosandando.com.br/2011/01/28/liberdade-com-igualdade-sim-senhor/

Existiram muitas causas para a Revolução Francesa se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com