TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meeting Comex

Dissertações: Meeting Comex. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

“Coloquei a mão esquerda no bolso do paletó e disse: ‘Sr. Presidente, tenho aqui Dois Milhões de Dólares para o senhor e sua família, caso queira jogar o jogo – sabe como é, ajudar meus amigos das empresas petrolíferas, tratar bem seu Tio San’. Dando um passo à frente, coloquei a mãe direita no outro bolso, debrucei-me e sussurrei em seu ouvido: ‘E aqui tenho um revólver e uma bala com seu nome nela, caso resolva cumprir as promessas que fez em sua campanha.'”

John Perkins foi durante muitos anos um Assassino Econômico (AE). Em suas próprias palavras, Assassinos Econômicos são “profissionais altamente remunerados cujo trabalho é lesar países ao redor do mundo em golpes que se contam aos trilhões de dólares”. Sua função era convencer países do chamado terceiro mundo a aceitar empréstimos para desenvolvimento de Infra-Estrutura e garantir que corporações americanas como a Halliburton e a Betchel participassem destes projetos.

Em “Confissões de um Assassino Econômico”, livro lançado em 2004, o autor nos conta como foi viajar pelo mundo à serviço dos interesses do Tio San. John Perkins conduz sua narrativa explicando o modus operandi do AEs e seus empregadores e nos coloca ao seu lado nos bastidores de alguns dos eventos mais escabrosos do capitalismo do século XX, como a queda do Xá do Irã, a morte do Presidente panamenho Omar Torrijos e a crise do petróleo. Tudo isso com direito à muitas lições de economia, informações históricas e culturais sobre cada um dos países por onde ele passou e um certo “quê” de suspense, digno de seriado de TV. Não foram apenas CEOs e Chefes de Estado que almoçaram e trocaram apertos de mãos com John Perkins. Chacais, prostitutas e espiões também fazem parte desta pequena comunidade secreta que vive à sombra do grande capital.

A Verdade Sobre o Império Americano

Outro dos livros de John Perkins lançado no Brasi em 2007 se chama “A História Secreta do Império Americano”, de onde foi retirada esta frase que citei no inicio. O livro, que tem prefácio do jornalista Heródoto Barbeiro – o apresentador de Roda Viva que teve a audácia de inquirir Serra sobre os pedágios e por isso teve seu pescoço cortado na guilhotina da TV Cultura – aborda com mais profundidade a América do Sul. E, enquanto “Confissões” perpassa acontecimentos que ocorreram entre os anos 70 e 2000, “A História Secreta do Império Americano” consegue discutir melhor o fenômeno latino-americano vivido nesta primeira década do século XXI.

Vale a pena ler. Além da Revolução Bolivariana de Chavez e da questão da água na Bolívia, há um capítulo reservado para o Governo Lula em que Perkins narra uma conversa curiosíssima que teve com um homem forte do governo – a quem ele omite o nome, chamando-o apenas de “José” – durante um dos Fóruns Sociais Mundiais que aconteceram em Porto Alegre.

A Versão para o cinema

Tive hoje a excelente notícia de que a produtora Cinema Libre, de Los Angeles, está trabalhando em uma versão do livro para as telonas. A previsão de início dos trabalhos é meados de 2011. Cinema Libre tem um histórico de mais de 100 filmes com enfoque social e político. Recentemente produziu “Ao Sul da Fronteira”, filme de Oliver Stone,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com