TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Baseados Em médias; Ajustamento Sazonal Para Dados Com Tendência (modelo De Winter) E Tendências Lineares (modelo Simplificado)

Artigos Científicos: Métodos Baseados Em médias; Ajustamento Sazonal Para Dados Com Tendência (modelo De Winter) E Tendências Lineares (modelo Simplificado). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  724 Visualizações

Este capítulo é dedicado ao estudo de séries temporais e sua aplicabilidade na previsão de valores futuros dessas séries. São introduzidos os conceitos de série temporal e previsão, além da classificação e descrição de alguns métodos de previsão. Também são feitas determinadas considerações a respeito desses métodos e sobre as medidas de acuidade usualmente adotadas na avaliação de tais procedimentos.

3.1. Definição

A classe de fenômenos cujo processo observacional e conseqüente quantificação numérica gera uma seqüência de dados distribuídos no tempo é denominada série temporal [SOUZA1989].

A natureza de uma série temporal e a estrutura de seu mecanismo gerador estão relacionadas com o intervalo de ocorrência das observações no tempo [ANDERSON1971]. Caso o levantamento das observações da série possa ser feito a qualquer momento do tempo, a série temporal é dita contínua, sendo denotada por [GRANGER1977]. Entretanto, de acordo com [GRANGER1977] e [NELSON1973], na maioria das séries, as observações são tomadas em intervalos de tempo discretos e eqüidistantes.

Uma série temporal discreta pode ser representada por , sendo que cada observação discreta está associada a um instante de tempo distinto, existindo uma relação de dependência serial entre essas observações [SOUZA1989].

3.2. Objetivo

[GRANGER1977] coloca como objetivo inicial da análise de séries temporais a realização de inferências sobre as propriedades ou características

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com