TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA MUNICIPAL CORONEL "JOÃO DOMINGOS" BASEADO NOS 4RS (REDUZIR, RECICLAR, REPENSAR, REAPROVEITAR)

Trabalho Universitário: RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA MUNICIPAL CORONEL "JOÃO DOMINGOS" BASEADO NOS 4RS (REDUZIR, RECICLAR, REPENSAR, REAPROVEITAR). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2012  •  7.207 Palavras (29 Páginas)  •  1.430 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA MUNICIPAL CORONEL “JOÃO DOMINGOS” BASEADO NOS 4RS (REDUZIR, RECICLAR, REPENSAR, REAPROVEITAR)

Monografia apresentada a Universidade Federal de Lavras como parte das exigências do programa de Pós – Graduação do Curso de Educação Ambiental.

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de divulgar técnicas de reciclagem, reutilização e redução dos materiais sólidos gerados pela escola e consequentemente pela comunidade local. Foi analisada a produção de lixo escolar, e também o desperdício de materiais sólidos que acabam sendo descartados sem nenhuma preocupação com o meio ambiente, assim como um gasto excessivo de materiais, buscando ações que levem a uma mudança de postura de toda comunidade escolar. Os resultados obtidos demonstraram mudanças nas atitudes dos pais, alunos e funcionários da escola. Os instrumentos de investigação foram ,0questionários com perguntas abertas aplicados a alunos e professores do ensino fundamental do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Coronel “João Domingos. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e discussões com todos os profissionais da educação, além de observações e projetos de reeducação ambiental.

Palavras-chave: Conscientização. Reutilização. Materiais sólidos.

ABSTRACT

This article was aimed to educate the school community about the need to disseminate techniques for recycling, reuse and reduction of solid materials generated by the school and therefore the local community. We analyzed the end up being discarded without any concern for the environment, as well as an overspending of materials entails actions that lead to a change in attitude of all school community. The results showed changes in the attitudes of parents and the school community. The research instruments are questionnaires with open questions applied to students and teachers of elementary school from 1 st to 5th year of the Municipal School Colonel “John Dominic”. To this was done a literature search and semi-structured interviews and discussions with the school community as well as observations and environmental rehabilitation projects.

Keywords: Awareness. Reuse. Solid materials.

SUMÁRIO.

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................ 09

2 REFERENCIAL TEÓRICO ..................................................................... 10

2.1 A Importância da Educação Ambiental ................................................. 11

2.2 Reciclagem do lixo – muito mais que uma solução .............................. 13

2.3 Benefícios da Reciclagem ..................................................................... 13

2.4 Os perigos da comodidade ..................................................................... 14

2.5 Uma nova consciência ........................................................................... 15

3 METODOLOGIA ..................................................................................... 19

3.1 Local de estudo ...................................................................................... 19

3.2 Concepção do projeto ............................................................................ 19

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO ............................................................. 21

5 CONCLUSÃO ......................................................................................... 29

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................ 30

ANEXO ....................................................................................................... 31

1 INTRODUÇÃO

Levando-se em consideração que a educação ambiental é um processo longo, e mudar isso não é uma tarefa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes. Muitas situações estão distantes do nosso cotidiano, mas influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a necessidade de pequenas atitudes em nossas casas e escolas.

Portanto, a pesquisa se justifica, pois é preciso buscar formas de conscientizar o ser humano para que, em grupo ou individualmente, perceba seu poder na conservação do ambiente, possibilitando a qualidade de vida no presente e nas gerações futuras, contribuindo para o resgate e redefinição do papel e responsabilidade social do indivíduo na sociedade em geral.

Esta pesquisa teve por objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a geração crescente e diversificada de resíduos sólidos nos meios urbanos, e a destinação final dos mesmos estão entre os mais sérios problemas ambientais enfrentados pelos países industrializados e os em desenvolvimento.

Serão abordados nesse estudo os seguintes problemas de pesquisa: terá a reutilização do lixo, influência no meio ambiente? De que maneira a reciclagem poderia ajudar para o bem estar do homem e meio ambiente? O que poderia ser feito para mudar o procedimento do homem no seu habitat? Quais as medidas a serem tomadas para que haja conhecimento ou conscientização das consequências do excesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com