TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fundo Monetário Internacional (FMI)

Artigo: O Fundo Monetário Internacional (FMI). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 5

O Fundo Monetário Internacional (FMI) busca estimular a cooperação monetária global, proteger a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo. Fundado em 1945, o FMI é administrado pelos governos de seus 188 países membros ― quase todos os países do mundo ― aos quais presta contas. A principal função do FMI é assegurar a estabilidade do sistema monetário internacional. O sistema de taxas de câmbio e pagamentos internacionais que permite aos países (e seus cidadãos) efetuar transações entre si. O sistema é essencial para promover o crescimento econômico sustentável, elevar os padrões de vida e reduzir a pobreza. O FMI recentemente esclareceu e atualizou seu mandato para que abranja o conjunto de temas macroeconômicos e do setor financeiro que influenciam a estabilidade mundial.

O Grupo Banco Mundial, é uma agência especializada independente do Sistema das Nações Unidas, é a maior fonte global de assistência para o desenvolvimento, proporcionando cerca de US$ 60 bilhões anuais em empréstimos e doações aos 187 países-membros.

O Banco (Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD) atua como uma cooperativa de países, que disponibiliza seus recursos financeiros, o seu pessoal altamente treinado e a sua ampla base de conhecimentos para apoiar os esforços das nações em desenvolvimento para atingir um crescimento duradouro, sustentável e equitativo. O objetivo principal é a redução da pobreza e das desigualdades. O Banco Mundial é parceiro do Brasil em programas inovadores e de resultados como o Bolsa Família, responsável pela importante redução da desigualdade social no Brasil; o DST/Aids, que é referência internacional na luta contra a epidemia; os projetos comunitários de desenvolvimento rural, que beneficiam mais de 51% da população rural do Nordeste e hoje são replicados em todo o mundo; e o ARPA, que ajuda o Brasil a proteger a biodiversidade em grande parte da Amazônia.

A OMC (Organização Mundial do Comércio) é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marrakesh.

Funções da OMC

Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial; Resolver conflitos comerciais entre os países membros; Gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia; Criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais; Supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.

Taxa de câmbio e Inflação

A influência direta, de curto prazo, é que dólar baixo favorece as importações, prejudica as exportações, o que faz com que sobre mais produtos no mercado interno (tanto importados como redirecionamento das mercadorias que seriam exportadas); com excesso de oferta, os preços tendem a cair.

O inverso também acontece, dólar alto favorece exportações, faltam produtos no mercado interno, preços tendem a subir.

Mas, inflação não é o que comumente chamamos de "inflação". Inflação, no sentido estrito da palavra, refere-se à inflação da base monetária (emissão de moeda), que ocasiona a subida de preços. Portanto, a subida de preços é consequência da inflação.

Relação entre inflação e taxa de câmbio: inflação significa que um governo está criando dinheiro (governos são normalmente ineficientes, corruptos e gastadores, e necessitam de fontes de financiamento. Apesar dos altos impostos, os governos tendem a gastar mais do que arrecadam, e se financiam criando moeda direta ou indiretamente - pegam dinheiro emprestado do banco central, a taxas de juros e reais perspectivas de pagamento totalmente irreais).

Uma taxa de câmbio ficaria mais estável se a criação de moeda fosse mais comedida, como por exemplo atrelar o valor da moeda a um lastro como ouro, prata ou até mesmo a um lastro econômico (somente se cria moeda na medida em que o país tem crescimento REAL), diferente do que vem se observando em quase todos os países do mundo. Quando os EUA desvalorizam sua moeda tornam-se mais competitivos, o que no médio prazo acaba forçando outros países a desvalorizarem sua moeda também (emitir dinheiro e diluir a base monetária - o que para o governo local é bom mas para os agentes econômicos produtivos é prejudicial); é o que chamamos de "desvalorização competitiva". Por isto, a previsão é de que o mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com