TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Império Russo Nas Relações Internacionais

Por:   •  20/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Império Russo

Ao final do século XIX, a Rússia ainda era um país absolutista com a monarquia hereditária. O imperador russo, isto é, o czar, governava de forma absoluta. Com uma economia dependente quase exclusivamente da agricultura e pouco industrializada, as desigualdades sociais eram generalizadas e os movimentos separatistas intensos.

No entanto, era um vasto império, estendendo-se desde a parte oriental da atual Polônia, cobrindo a Ucrânia, os Estados Bálticos, Finlândia, uma parte da Romênia no Extremo Oriente, fazendo fronteira com o Canadá (o Alasca ainda era território Russo), e que tinha graves problemas econômicos, portanto, não foi surpresa que em 1917 este frágil império, destruído pela Primeira Guerra Mundial, tenha sucumbido.

De acordo com o censo de 1897, a população era de cerca de 128.200.000 habitantes, a maioria dos quais (93,4 milhões) vivia na Rússia europeia. Como era de se esperar, havia grande diversidade étnica no Império Russo. Mais de 100 grupos étnicos diferentes viviam na Rússia, os de origem russa respondendo por aproximadamente 45% da população.

[pic 1]

O último czar foi Nicolau II, que reinou desde a morte de seu pai, em 1894, até sua abdicação em 1917, quando renunciou em seu nome e do herdeiro do trono.

Durante seu reinado, ele viu a Rússia ser rebaixada de uma potência mundial para uma desastre econômico e militar. Nicolau foi apelidado de "Sanguinario" por causa da Tragédia Khodynka, do Domingo Sangrento e dos programas antissemitas desastrosos que ocorreram durante seu reinado. Como chefe de Estado, ele aprovou a mobilização em agosto de 1914, que foi o primeiro passo fatal para a Primeira Guerra Mundial, a revolução e o consequente colapso da dinastia Romanov.

Seu governo terminou na Revolução Russa de 1917, quando ele tentou retornar à capital, seu trem parou em Pskov e foi forçado a abdicar. Depois disso, o czar e sua família foram presos, primeiro no palácio de Alexandre em Tsarskoye Selo, depois no palácio do governador em Tobolsk e por fim na mansão Ipatiev em Yekaterinburg. Nicolau II, sua esposa, seu filho e suas quatro filhas foram executados pelos bolcheviques no porão da casa em 1918.

Causas da Revolução Russa:

Na Rússia do século XIX, a falta de liberdade era quase absoluta. No campo, devido à alta concentração de terras nas mãos da nobreza, continuam as fortes tensões sociais. A Rússia foi o último país a abolir a servidão e continuou a implementar o sistema feudal de produção em muitos lugares em 1861.

As reformas agrárias promovidas pelo czar Alexandre II (1855-1881) não contribuíram muito para aliviar a tensão nas áreas rurais.

Durante a administração do czar Nicolau II, a Rússia acelerou seu processo de industrialização junto com o capital estrangeiro. No entanto, a fome, o desemprego e a queda dos salários pioraram as condições de vida, pois o capital estava concentrado nas mãos de banqueiros e grandes empresários, a burguesia não se beneficiou disso.

A oposição ao governo estava aumentando. Um dos maiores partidos da oposição era o Partido Social-democrata, mas seus líderes Plekhanov e Lenin estavam fora da Rússia a fim de evitar perseguições políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (107 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com