TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Protocolo de Kyoto: o Acordo de redução de emissões de poluentes

Artigo: O Protocolo de Kyoto: o Acordo de redução de emissões de poluentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Artigo  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

O Protocolo de Kyoto foi um acordo assinado por mais de 80 países, em reunião realizada em Kyoto (Japão), com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa que promovem o aquecimento global. A esse respeito é correto afirmar que:

Uma empresa é socialmente responsável quando inicia um processo de transformação na sua maneira de fazer negócio e incorpora, em seu planejamento estratégico, as demandas dos diversos públicos com os quais se relaciona. Dentre eles, estão fornecedores, consumidores, clientes, comunidade, meio ambiente, governos e sociedade, bem como acionistas e proprietários. Essa nova maneira de fazer negócio pressupõe o diálogo constante com as partes interessadas para prestação de contas.

De acordo com o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, a empresa socialmente responsável precisa basear suas relações na ética e na transparência; estabelecer metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

De acordo com o texto, é correto afirmar que:

(Agência de Defesa Agropecuária do Pará)

É bem provável que muitos de nós não sejamos capazes de definir com exatidão o significado de desenvolvimento sustentável; no entanto, temos o sentimento intuitivo de que há algo de errado com o planeta, e compreendemos claramente a necessidade de agir e o risco de não agirmos, e ansiamos por novas ações que auxiliarão a criar um futuro sustentável.

Percebemos a existência do problema na poluição do ar, no gosto da água, o congestionamento nos grandes centros urbanos e no número crescente de paisagens alteradas. Todo dia ouvimos notícias de catástrofes no rádio e na televisão: contaminação ambiental, praias fechadas, fome e pobreza, aumento dos problemas de saúde, água não potável, gases de efeito estufa, aquecimento global e seus efeitos, destruição das florestas, extinção de espécies animais e vegetais, inundações, tornados, secas e outros desastres naturais.

A essa lista acrescenta-se violência urbana, guerra, intolerância e racismo, desemprego e diminuição do nível de vida de muitos habitantes da Terra.

Todos esses acontecimentos estão interligados e são baseados, principalmente, no atual sistema de produção e de consumo, uma predatória e não sustentável relação entre a sociedade e o ambiente. Como alternativa para o sistema baseado no lucro e na pilhagem exacerbada, surge o conceito de desenvolvimento sustentável, definido como aquele “que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas necessidades”. Cada ação que tomamos hoje é, portanto, um passo no sentido da existência do amanhã. Por isso, a humanidade tem a responsabilidade não só com aqueles que já habitam o planeta, mas também com as gerações futuras.

(Adaptado de ALMEIDA, Rodrigo. Desenvolvimento sustentável. Disponível em: http://www.parana-online.com.br/colunistas. Acesso em: 30 maio 2009.)

Assinale a opção correta acerca das ideias apresentadas no texto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com