TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTOCOLO DE KYOTO

Exames: PROTOCOLO DE KYOTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  5.066 Palavras (21 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de Pós-Graduação

Gestão de Agronegócios

(TITULO A DEFINIR)

PROTOCOLO DE KYOTO

Campo Grande-MS

Maio - 2010

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de Pós-Graduação

Gestão de Agronegócios

CLÁUDIA NOVAES GUIMARAES RA 1081153393

(TÍTULO A DEFINIR)

PROTOCOLO DE KYOTO

Trabalho de Pós - Graduação apresentado como requisito para composição de nota da disciplina Gestão do Meio Ambiente da Universidade Anhanguera - UNIDERP, sob a orientação da professora Eva Teixeira dos Santos.

Campo Grande-MS

Maio - 2010

RESUMO

O presente artigo relacionado ao protocolo de Kyoto mostra a preocupação de alguns países para com o efeito estufa, contudo, desde sua primeira reunião no final dos anos oitenta, que discutiam formas, ferramentas, para a redução de emissão de gases, com isso muitos países já se juntaram em razão da redução de GEE. Diante da efetivação do Protocolo de Kyoto, metas de redução de gases foram implantadas de forma efetiva em 1997, na reunião oitenta e quatro países assinaram o termo e vinte e três países se depuseram a aderir o protocolo e o ratificaram, e desde então se comprometeram a reduzir a emissão de gases. Entre tanto o maior poluente de gases, Estados Unidos, se desligou do protocolo em 2001, alegando que não iria reduzir a emissão para não comprometer o desenvolvimento econômico de seu país. Em 2005 foi o ano que realmente se deu inicio efetivo do protocolo. Ele não apenas discute e implanta medidas de redução de gases, mas também incentiva e estabelece medidas com intuito de substituir produtos oriundos do petróleo por outros que provocam menos impacto. A mudança climática pode ser devido a processos naturais ou forças externas e principalmente devido a mudanças persistentes causadas pela ação do homem na composição da atmosfera ou do uso da terra. Os constantes aumentos das concentrações de gases de efeito estufa diminuirão a eficiência com que a Terra se resfria, logo, acarretara vários problemas de âmbito mundial. Falando de uma forma mais abrangente, o Protocolo de Kyoto tem a função de promover fontes de energias renováveis e limpas, proteger as florestas e áreas verdes, estimular o consumo racional de recursos e reduzir as emissões de metano. Se o tratado cumprir seus objetivos, espera-se que até o ano de 2.100 a temperatura média global seja reduzida.

Palavras – chaves: Aquecimento Global, créditos de carbono, Kyoto, Redução de gases.

1 INTRODUÇÃO

Através de um estudo efetuado sobre as características e conceitos do protocolo de Kyoto, analisou-se que o objetivo central da questão, que é a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa, com isso possibilitaria uma união de vários países para a execução do protocolo em si, fazendo com que todos os pais elaborassem estratégias para a diminuição de lançamento desses gases na atmosfera.

Foi explorada também em suas reuniões que começaram no final dos anos oitenta, ferramentas e mecanismos para a execução do protocolo, que começou efetivamente em fevereiro de 2005, que movimentou esse mercado com a entrada dos mecanismos de Kyoto, que visam auxiliar a redução de gases do efeito estufa, que incentivam práticas inovadoras e modernas, resultando em evidentes ganhos de produtividade e competitividade empresarial.

Um dos objetivos são as reduções de gases pelos países industrializados em torno de 5,2% em relação aos níveis de emissão de 1990, para o período de 2008 á 2012.

Outro objetivo do protocolo é que para 2012 quando o protocolo perde sua validade, que se proponha um novo compromisso, prorrogando assim o protocolo, com isso, visa-se programar novas idéias, como por exemplo, limites de comercio para o credito de carbono.

2 DESENVOLVIMENTO

Esse Protocolo tem como objetivo firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento. Diante da efetivação do Protocolo de Kyoto, metas de redução de gases foram implantadas, algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. O Protocolo de Kyoto foi implantado de forma efetiva em 1997, na cidade japonesa de Kyoto, nome que deu origem ao protocolo. Na reunião, oitenta e quatro países se dispuseram a aderir ao protocolo e o assinaram, dessa forma se comprometeram a implantar medidas com intuito de diminuir a emissão de gases.

As metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases, o protocolo prevê ainda a diminuição da emissão de gases dos países que compõe a União Européia em 8%, já os Estados Unidos em 7% e Japão em 6%. Países em franco desenvolvimento como Brasil, México, Argentina, Índia e principalmente a China, não receberam metas de reduçao. O Protocolo de Kyoto não apenas discute e implanta medidas de redução de gases, mas também incentiva e estabelece medidas com intuito de substituir produtos oriundos do petróleo por outros que provocam menos impacto ao meio ambiante. Diante das metas estabelecidas o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, se desligou em 2001 do protocolo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com