TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O caminho para o desenvolvimento sustentável

Tese: O caminho para o desenvolvimento sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Tese  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

A primeira dimensão é a ambiental, trata-se de reeducação para que não haja prejuizo no consumo e que os ecossistemas mantenham a autorrecuperação

e capacidade para adaptar-se a mudanças.

A segunda é a econômica, deve- se aumentar a eficiência de produção e de consumo, investir em áreas de inovação tecnologica para que possamos sair do ciclo fóssil, e para que haja a desmaterialização da economia.

A terceira é a social e consiste para que todos os cidadões tenham direito a uma vida digna e sem miséria, e que cada um tenha condições de conquistar seus bens materiais, mais para que isso aconteça é necessário ser implantada a desejável justiça social.

A quarta é a política, e seu esquecimento gera uma despolitização do DS, a política é necessária no processo de mudanças, para a equidade social.

A quinta é a cultural e sem ela não haverá mudanças de valores no comportamento.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Social, ambiental e economica.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Primeiro deveria haver mais investimentos tecnologicos visando à capacidade inventiva da raça humana.

Segundo seria uma mudança radical para que seja mais progressiva para o padrão de produção e movimento de decrescimento.

E terceiro temos que fazer algo para evitar uma possivel catastrofe como a extição da raça humana para que no futuro as soluções não sejam tardias.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Com medidas socio educativas, punições para que as pessoas saibam valorizar nosso planeta nem que pra isso elas tenham que pagar.

E a melhor e mais eficaz medida é focar em todas as dimensões citadas mais principalmente na educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com