TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O homem de vocação política

Tese: O homem de vocação política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  Tese  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

O homem de vocação política

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Portfólio em grupo; Serviço Social - 3º Semestre - Com tema: “O homem de vocação Política”

Orientadores. Profs: Ângela Santini, Paulo Sergio Aragão, Giane Albiazzetti, e Sérgio de Goes Barboza

Tutor(a) Eletrônico(a): Daiane Cirilo

Tutor(a) de Sala:

Montes Claros

2012

sumário

1 – INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2 – DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................4

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................7

BIBLIOGRÁFIA............................................................................................................8

1 – INTRODUÇÃO

A vocação política mostrada por diversos reflexos de conhecimentos e dimensões de valores engendrados em toda sociedade, partindo do envolvimento de liberdade, regras visando mudança social e intelectual. Pauta-se em pensamentos e ações objetivas de coordenar a capacidade de reivindicação dos direitos e deveres. Mostra através da avaliação em expressões de funcionalidade administrativas, econômicas e institucionais. Significação de conflitos participativos de gestão pública idealizando a legitimidade de

condições promovidas pela participação do povo.

2 – DESENVOLVIMENTO

A política vem da Grécia antiga onde origina a palavra ”politikos” com significado de polis (cidade) ou cidade-estado, o que é urbano, civil, público em função dos cidadãos, participativos das assembléias formadas nas ágoras (praças públicas) em reuniões para decisão em forma e força defendendo e estabelecendo parâmetros de ordem publica. Buscando a liberdade e direito de expressar opiniões beneficiando através de ações sociais.

O exercício de poder, domínio de uma realidade de dominação através de influencias e interesses como reivindicar os direitos e deveres do povo na economia que serve de sustentação no contexto político passando a focar ideologias e firmar o uso do termo em sua convicção correta, defender o interesse do povo, para o povo, em conjunto com o povo. ”O bem público é um bem de todos, não podendo, portanto, ser de ninguém em particular. Essa distinção clara entre privado e público é produto da época atual e começou a ser estabelecida como o Estado absolutista” (TOMAZI, 2000, P.135, grifo do autor).

A política é atributo ao ser político por natureza reunindo relações, acordos, regras que viabilizam o desenvolvimento efetivo que revela o pensamento filosófico e cientifico de formação mediante conflito estabelecendo uma convivência objetivada por reflexão conjuntural de liberdade e autonomia.

“A economia política clássica condenou os interesses da burguesia revolucionária- classe que estava na vanguarda das lutas sociais na época. Essa classe se confrontava com os beneficiários do feudalismo utilizando como “arma” o liberalismo, doutrina

que pregava a liberdade econômica individual (PAULO NETTO; BRAZ, 2007).

O homem público em reflexo de suas ações mostrado criticamente pela charge de Mafalda mostrando a palavra política como palavrão, devido à descrença do povo por aqueles que dizem estar defendendo os direitos dos que os elegeram. Com o surgimento dos tiranos sendo o primeiro Psistrato governador de Atenas sucedido por Hiparco da origem a revoltas lideradas por Clistenes nobres atenienses que estabelecem a democracia.

“(...) o que caracteriza o poder político é a exclusividade do uso da força em relação à totalidade dos grupos que atuam num determinado contexto social. Exclusividade esta que é o resultado de um processo de monopolização da posse e uso dos meios com que se pode exercer a coação física. Este processo de monopolização acompanha o processo de incriminação e punição de todos os atos de violência que não sejam executados por pessoas autorizadas pelos detentores e beneficiários de tal monopólio” (Bobbio, 1992, p. 956).

A ética segundo Weber, “o conjunto de normas e valores que orientam o comportamento do político na sua esfera privada”. A carreira política influencia os cidadãos mediante influências morais mudando seu comportamento por ser fator de valores, autoridade. Levando a compreensão política do problema do ethos. Pois a é tica é a razão que pode impedir o interesse por valores, compromisso de verdade postulado em consequências de atos políticos, conduta oposta a convicção humanitária.

A política foi estruturada para beneficio da população em defesa humanitária de compromissos e valores em defesa do mais necessitado, instaurando

representação do povo mediante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com