TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é BRICS?

Resenha: O que é BRICS?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Resenha  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

O que são os BRICS ?

São países emergentes considerados subdesenvolvidos, mas que, nas últimas décadas, apresentaram um crescimento industrial alto. Pertencem ao grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e, mais recentemente, África do Sul.

Os presidentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que compõem o Brics, assinaram nesta terça-feira (15) um acordo que oficializa a criação do chamado Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), cujo objetivo será o financiamento de projetos de infraestrutura em países emergentes.

A sede do Novo Banco de Desenvolvimento vai ficar em Xangai, na China, e a primeira presidência do órgão vai ser de um representante da Índia, com o Brasil assumindo o segundo mandato, daqui a cinco anos. A presidência do banco vai ser rotativa entre os integrantes do bloco.

O BND vai ter capital inicial de US$ 50 bilhões, divididos igualmente entre os membros fundadores. Entretanto, há uma autorização para que esse valor chegue a US$ 100 bilhões. Os empréstimos também poderão ser concedidos a países emergentes fora do BRICS.

De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, os países terão prazo de 7 anos para disponibilizar o valor, em parcelas crescentes. No caso do Brasil, o aporte virá de recursos do Tesouro. O acordo também permite que novos países se associem ao banco. Entretanto, os cinco fundadores deverão manter um mínimo de 55% de participação conjunta.

Mantega disse que ainda é “muito cedo” para falar dos juros sobre os empréstimos, mas apontou que serão “taxas razoáveis.” Ele afirmou ainda que “exigências normais” serão feitas aos países candidatos a financiamento, entre elas de contrapartidas ambientais e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com