TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

Por:   •  2/11/2015  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Anne Vivian Santana Lima Gomes.

Artigo base: “SATO, Eiiti. Conflitos e cooperação nas relações internacionais no século XXI. Revista Brasileira de Política Internacional, n.46, vol 2, 2003, p.161-176”

Eiiti Sato possui formação de mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Cambridge. Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília, no qual exerce o cargo de Diretor do instituto de Relações Internacionais. Possui livros e diversos artigos publicados. “Conflito e cooperação nas Relações Internacionais: as Organizações Internacionais no século XXI” foi publicado na Revista Brasileira de Política Internacional, no ano de 2003.

O autor discute sobre a eficácia das Organizações Internacionais a partir da intervenção americana no Iraque. Apresenta como o início da estrutura de uma Organização Internacional a Liga das Nações, que tinha por função garantir a segurança coletiva e individual dos estados e promover a cooperação econômica, social e humanitária.

Nos dias atuais, muitas são as organizações internacionais existentes dentro do Sistema Internacional. De fato, seus princípios não mudaram, porém vieram se transformando ao passar do tempo, acompanhando as mudanças sociais e políticas ocorridas. As organizações internacionais encaram a tarefa de conciliar percepções e anseios políticos contraditórios e de apaziguar os ânimos dentro do sistema internacional, promovendo a paz sem interferir na soberania dos Estados.

No sistema anárquico em que vivemos, nenhum Estado está disposto a abrir mão de seu direito de soberania em prol de uma entidade maior. Logo, as organizações internacionais não estão presentes para assumir o papel de uma liderança mundial, mas sim, de cooperar para um melhor funcionamento do Sistema Internacional.

O artigo de Eiiti Sato é de fácil compreensão, objetivo e realista. Concordo que as Organizações Internacionais possuem grande importância nas Relações Internacionais, em especial a ONU. Mesmo não tendo total soberania perante o Sistema Internacional, as Organizações Internacionais possuem um grande peso nas relações políticas internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com