TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações Internacionais

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

Organizações não-governamentais são organizações sem fins lucrativos e não relacionadas a Estados. Têm participação ativa na resolução de problemas relacionados a âmbitos ambientais, políticos, sociais, entre outros. Possuem com um alto poder de influência na opinião pública, e visam, através tanto da participação em conferências internacionais quanto da exposição de informações por vias midiáticas, exercer um papel mais eficaz no cenário internacional. O foco das ONG’s é ampliado diariamente, porém seus objetivos são sempre bem definidos. Algumas ONG’s, atualmente, lutam de maneira a corrigir desequilíbrios ambientais e têm como foco a proteção do meio ambiente.

As Organizações Não-Governamentais Ambientais são órgãos estabelecidos pela sociedade civil que atuam no mundo em defesa do meio ambiente. Essas ONGs foram formadas a partir da década de 80 devido a corrente de cooperação e dialogo multilateral que ganhou força após a dissolução da URSS, ou seja, o término da Guerra Fria e do ambiente internacional bipolar, e com isso, iniciou-se a corrida pelo ganho do soft power em detrimento do poderio militar, tendo em vista que o ambiente internacional já não se encontrava na tensão pós-segunda guerra e a sociedade internacional buscava resolver suas discordâncias de forma pacifica.

Essas ONGs são entidades sem fins lucrativos que possuem o objetivo de atuar nas áreas de estudo, investigação, defesa, conservação e recuperação do meio ambiente, seja em área regional ou global. Elas agem de forma a criar vínculos com órgãos governamentais, outras organizações e a sociedade civil, tornando-se elemento de crescente importância na governança global. Uma das formas de exercício se da em suas campanhas realizadas em prol de seduzir a atenção dos variados atores da sociedade internacional às problemáticas ambientais constatadas.

Um exemplo desse procedimento foi o da organização Sea Shepherd Conservation Society, especializada na conservação da vida marinha, que fez-se notoriamente famosa ao lançar o reality show Whale Wars, aonde enfrentavam fisicamente baleeiros japoneses no oceano Antártico, intimidando-os e sabotando suas operações. A organização defendia que suas polêmicas atitudes eram necessárias face ao descumprimento do governo japonês às leis de alto mar estabelecidas no World Charter for Nature adotado pela ONU, e também ao descaso da sociedade internacional em relação ao comportamento japonês. A ONG foi capaz de gerar atenção e sensibilização à causa suficientemente para o caso ser levado ao Tribunal Internacional de Justiça, principal entidade judiciária da Organização das Nações Unidas, em março de 2014. A Corte reconheceu como criminosas as operações baleeiras do Japão, sendo ordenado a cessá-las imediatamente, já que não tinham o propósito cientifico como o governo japonês alegava.

Outra Organização Internacional que tem fortemente atuado na proteção do meio ambiente, é o Greenpeace. A organização se destaca por realizar estratégias de ação direta, tendo como objetivo a defesa do meio ambiente, a instauração da paz e a mudança de hábitos levam a degradação do meio ambiente (Greenpeace, 2016). Segundo Eléoterico (2014) o Greenpeace consegue exercer grande pressão no ambiente internacional, e é capaz de sensibilizar a opinião publica o que leva a constante adesão de novos membros, interessados em questões ambientais, à organização.

O Greenpeace tornou-se uma organização global capaz de influenciar as decisões dos Estados, um exemplo dessa grande influencia aconteceu em 1991, quando juntamente com outras organizações, o Greenpeace atuou de maneira a influenciar sobre o Protocolo de Madri, protocolo responsável pela proibição de prospecção mineral na Antártida. Recentemente o Greenpeace também mostrou a grande pressão que pode exercer no cenário internacional, quando publicou documentos confidencias relacionados a um possível tratado entre EUA e a União Européia (Parceria Transatlântica de Comércio de Investimento - TTIP, na sigla em inglês), tratado o qual diminuiria os padrões ambientais e a segurança alimentar. Com a exposição dos documentos e uma forte pressão da população, algumas pessoas de forte influência como o diretor da central de agências alemãs de defesa do consumidor, Klaus Müller, vem dado declarações contra o TTIP e a favor de ONG’s ambientais. (Greenpeace publica documentos confidenciais de tratado comercial entre EUA e EU – Terra, 2016).

Assim como a Sea Shepard, a organização Greenpeace usufrui dos meios e recursos oriundos do fenômeno da globalização e meios de comunicação para “transmitir” suas ideias, objetivos e metas para a sociedade civil global, pois se tratando assim como a Sea Shepard de uma organização não-governamental, tal depende inteiramente do apoio e doações da população internacional que se identifique com os padrões, fatores subjetivos e normas que a organização almeja empreender. Pode-se afirmar com total clareza, analisando sob uma perspectiva histórica, que ambas as organizações não-governamentais pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com