TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações internacionais

Tese: Organizações internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Tese  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera de Valinhos

Direito

Economia

Atividades Práticas Supervisionadas

Etapa 4

Passo 3

As organizações internacionais, conhecidas também como organizações intergovernamentais, são divididas em varias áreas, sendo elas:

- ONU (Organização das Nações Unidas)

- OEA (Organização dos Estados Americanos)

- OMC (Organização Mundial do Comércio)

- OCDE (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico)

- OMS (Organização Mundial da Saúde)

- OIT (Organização Internacional do Trabalho)

- FMI (Fundo Monetário Internacional)

OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)

Como visto as divisões das organizações das instituições abrangem saúde, economia, direitos humanos e outros.

Abordaremos entidades voltadas para a economia.

O Fundo Monetário Internacional Criado em 1945, sua sede é na cidade norte-americana de Washington; veio para evitar crises graves na economia internacional em geral e nas economias dos seus países membros, isso na sua criação no final da II guerra mundial.

Atualmente sua função, tem como objetivos principais a manutenção da estabilidade financeira e monetária no mundo, oferece empréstimos a juros baixos para países em dificuldades financeiras. Em troca, exige desses países que se comprometam na perseguição de metas macroeconômicas, como equilíbrio fiscal, reforma tributária, desregulamentação, privatização e concentração de gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura, o aumento do nível de emprego e a diminuição da pobreza. Conta com a participação de 188 nações.

Cada país possui uma cota de participação no fundo, estabelecida preliminarmente, o destaque é para os países desenvolvidos, que são os maiores cotistas; por essa razão, são eles que gerenciam o organismo.

No seguimento financeiro existe também uma entidade criada em 1944 junto com o FMI, o Banco Mundial, o Banco é composto por duas instituições: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e Associação Internacional de Desenvolvimento (AID). O Grupo Banco Mundial abrange estas duas e mais três: Sociedade Financeira Internacional (SFI), Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI), sua missão, até então somente o BIRD, foi de financiar a reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial.

Com o tempo a missão evoluiu para a de financiamento do desenvolvimento dos países mais pobres e de auxílio financeiro atualmente tem a participação de 184 países.

A presidência da Instituição na maioria das vezes é ocupada por um norte-americano, sem consulta prévia dos demais países. O banco também se envolve em emergências humanitárias e catástrofes naturais.

Neste rol de organização econômica um forte aliado aos países é a Organização Mundial do Comércio (OMC), com o crescimento de países subdesenvolvidos, a globalização e o comercio internacional mais forte surgiu a necessidade da criação de um órgão regulamentador comercial, ditando assim a forma dos negócios realizados internacionalmente, mesmo com os países realizando acordos positivos, os grandes países em negociação com de menor potencial consegue deixar a negociação positiva para seu lado, dai a OMC nasceu para equiparar as negociações, criada em 1995, está sediada na cidade de Genebra, Suíça.

Antes da instauração da OMC existia o GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) que foi implantado a partir de 1947 para estabelecer o livre comércio, no entanto, não havia uma consideração em relação às disparidades existentes entre os países, dessa forma, todos os tributos de exportação e importação eram iguais, com isso as economias fragilizadas nem sempre conseguiam prosperar economicamente.

Fontes

http://portalrevistas.ucb.br/index.php/rvmd/article/viewFile/2585/1576

http://www.tensoesmundiais.ufc.br/artigos/Revista%205/Adjacy.pdf

http://pt.wikipedia.org

http://www.cetesb.sp.gov.br/licenciamentoo/onde_fazer/banco_mundial.asp

- Manual das organizações internacionais

Autor: Seitenfus, Ricardo

Editora: Livraria do Advogado

Temas: Geografia, Relações Internacionais

- Teoria Geral das Organizações Internacionais

Autor: Cretella Neto, José

Editora: Saraiva

Temas: Geografia, Direito Internacional.

Passo 4

Com o término da Segunda Guerra Mundial constatamos que houve a necessidade da criação de estruturas regulamentadoras e organizadoras de vários segmentos, com importante função as organizações econômicas chegaram para estabilizar os países devastados e impor regras de condutas para os de grande potencial, dando uma equidade harmônica entre estes, Para tanto, inicialmente foi criada a Organização Internacional do Comércio, que, infelizmente, não chegou a entrar em vigência, já que seu principal impulsionador, os Estado Unidos, não ratificou o acordo. Paralelamente, em uma Conferência convocada pela recém criada Organização das Nações Unidas (ONU), 23 países, reunidos em Genebra, criaram o GATT, Acordo sobre Tarifas e Comércio, sendo este acordo o propulsor da Organização Mundial do Comércio, OMC.

O Fundo Monetário Internacional (FMI), tem como escopo de cuidar do sistema monetário internacional, por meio da promoção da cooperação de seus membros, seus objetivos são os de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com