TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Empresarial

Dissertações: Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 11

ÚMARIO

1. Faça uma pesquisa sobre as principais características da Lei da oferta e da

Demanda.

2. Faça uma pesquisa sobre quais são os itens do mercado que podem

influenciar a demanda.

3. Faça uma pesquisa sobre quais são os principais itens que influenciam a oferta.

4. Comente sobre o “Equilíbrio de mercado”.

5. Procure informações sobre o Tema “Gestão do Conhecimento” dos autores Nonaka & Takeuchi. Quais as principais características da “Gestão do Conhecimento”?

6. Com relação à “Gestão do Conhecimento”, proposta pelos autores Nonaka & Takeuchi, qual a definição de “Conhecimento Tácito” e de “Conhecimento Explícito”?

7. Qual o significado de “Internalização”, “Externalização”, “Socialização” e

“Combinação”?

8. Quais são as principais características do “Processo de comunicação”?

9. Qual o significado de “Barreiras” na comunicação?

10. Comente sobre as principais barreiras presentes no Emissor.

11. Comente sobre as principais barreiras presentes no Receptor.

12. Comente sobre as principais formas e tipos de comunicação interna que a empresa pode realizar.

13. Faça uma análise sobre a diferença entre a amostragem “Probabilística” e a amostragem “Não Probabilística”.

14. Quais são os tipos de amostragem Probabilística? Comente sobre cada um desses tipos de amostragem probabilística.

15. Produção Textual

RESPOSTAS

1. Em economia, a Lei da Oferta e Procura também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços.

Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.

2. A tendência: (fatores de mercado, moda etc. Que podem influenciar de alguma forma a demanda).

A sazonalidade: (fatores cíclicos como as estações do ano, por exemplo, e que

influenciam direta ou indiretamente a demanda de determinados produtos).

A aleatoriedade: (o incerto, o acidental, o acaso e que pode influenciar a demanda).

As promoções, eventos etc: (nesses casos, a demanda é afetada diretamente por fatores criados pela própria empresa e que podem ou não se repetirem).

3. Preço: Caso haja uma elevação de preços é natural que os produtores se sintam mais propensos, ou seja, mais interessados em produzir.

Escassez de bens substitutos: Caso um bem substituto sofra uma redução em sua oferta os produtores do bem que substitui ao primeiro podem se sentir mais interessados em produzir para saciar a demanda que agora está aberta.

Redução nos custos de produção: Em alguns momentos os preços das matérias primas de determinado produto sofrem uma redução, assim é possível produzir uma quantidade superior com quase a mesma quantia de capital, assim podem gerar estoques, exportar ou até mesmo vender no mercado com um preço inferior.

Demanda: Caso haja um aquecimento no nível de demanda da sociedade por determinado bem ou pelo bem substituto deste primeiro bem é certo que os produtores elevarão o nível de produção para saciar tal fator.

4. O mercado de um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidade procuradas. O preço para o qual as quantidades oferecidas vão ser iguais às quantidades procuradas é o preço de

equilíbrio. A quantidade de equilíbrio é a quantidade em que tanto a procura como a oferta são iguais. Quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada e, consequentemente, os preços dos produtos, fazendo assim com que a demanda diminua. Nesses dois casos, o objetivo da empresa é levar o mercado para o preço e quantidade de equilíbrio. Havendo igualdade entre oferta e demanda, terá uma harmonização entre os variados interesses entre os produtores e os consumidores.interesses entre os produtores e os consumidores.

5. Nonaka e Takeuchi (1997), os pioneiros do estudo da Gestão do Conhecimento, criam uma “Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional”, observam que o processo de construção do “conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças e compromissos” e está essencialmente relacionado à ação, à atitude e a uma intenção específica.

É “um processo humano dinâmico de justificar a crença pessoal com relação ‘a verdade’ ” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p.63). É um processo, segundo os autores, de duas dimensões: uma dimensão ontológica e outra epistemológica. Na dimensão ontológica, o pressuposto fundamental é que o conhecimento só é criado por indivíduos, o que significa que a criação do conhecimento organizacional seja entendida como um

“processo que amplia organizacionalmente o conhecimento criado pelos indivíduos, cristalizando-o como parte da rede de conhecimentos da organização” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p.63). É um processo que acontece dentro de uma comunidade que interage entre si e que expande seus limites para além da organização.

Com relação à dimensão epistemológica, o homem faz uma reflexão sobre o conhecimento produzido por ele próprio sobre ele próprio, sua validade prática, suas etapas de desenvolvimento e seus limites. Os autores distinguem o conhecimento tácito do conhecimento explícito: “O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e, assim, difícil de ser formulado e comunicado. Já o conhecimento explícito ou codificado refere-se ao conhecimento transmissível em linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com