TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismo E Presidencialismo

Artigo: Parlamentarismo E Presidencialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Artigo  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Autodesenvolvimento

Parlamentarismo e Presidencialismo

Parlamentarismo tem por característica ser um sistema que pode ser usado nas monarquias ou repúblicas, o chefe de Estado não é chefe de governo, e, portanto não tem responsabilidade política. Suas funções são restritas. O chefe de governo é indicado pelo chefe de Estado, permanecendo por tanto enquanto tiver a confiança do parlamento.

O sistema parlamentarista só se aplica em regimes democráticos, sejam monarquias ou republicas. Não são aplicados em ditaduras.

Presidencialismo é marcado basicamente por poder ser usado apenas em republica. O chefe de Estado é o chefe de governo, e, portanto tem plena responsabilidade política e amplas atribuições, e fica no cargo por tempo determinado, previsto em Constituição.

O presidente da república exerce poder executivo e é auxiliado pelos ministros previamente escolhidos por ele, a responsabilidade dos ministros é relativa a confiança do presidente.

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração?

Continuaria a optar pelo presidencialismo, uma vez que me parece uma forma de governo mais clara e organizada, e de melhor compreensão para o povo. Embora a forma de um ou de outro atinja diretamente ao Estado, e não ao povo e/ou aos direitos.

Porque no parlamentarismo as responsabilidades do chefe de estado são compartilhados e até mesmo reduzidos, sendo que no presidencialismo a autonomia e responsabilidade é total do chefe de estado, o que lhe da um ambiente favorável para o bom ou mal desempenho durante a vigência de seu mandato.

E os debates deveriam levar em consideração principalmente que a forma de governo, seja ela o parlamentarismo ou presidencialismo, está muito mais ligado aos interesses políticos do que aos interesses socias. Uma vez que um ou outro, discute a autonomia nas decisões, sobretudo a predominância de seus partidos que pouco defendem os interesses do povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com