TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Econômicas Do Governo FHC

Artigos Científicos: Políticas Econômicas Do Governo FHC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  3.941 Palavras (16 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 16

POLÍTICAS ECONÔMICAS DO GOVERNO FHC. ASPECTOS: CÂMBIO, METAS DE INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA RESTRITIVA.

SÃO PAULO, 2011

Políticas econômicas do governo FHC. Aspectos: câmbio, metas de inflação e política monetária restritiva.

Administração, linha de formação específica em Comércio Exterior

Sumário

Introdução.................................................................................................................. 04

1.0 - Política Monetária Restritiva.............................................................................. 05

1.1 – Definição.......................................................................................................... 05

1.2 – Política Monetária Restritiva e o Governo FHC............................................... 06

2.0 – Regime de Metas para a Inflação no Brasil...................................................... 08

2.1 – O que é Regime de Metas para a Inflação?..................................................... 08

2.2 – Controle da Inflação......................................................................................... 08

2.3 – A Inflação no Governo FHC............................................................................. 10

3.0 – Política Cambial................................................................................................ 11

Conclusão.................................................................................................................. 15 Referências Bibliográficas......................................................................................... 16

Introdução

Ao pensarmos sobre a história de nosso país, é inevitável lembrar que o Brasil sempre foi marcado por altíssimas taxas de inflação e constante endividamento externo.

Por meio de seus Chefes de Estado e suas respectivas equipes de apoio econômico, o Brasil buscou, ano após ano, controlar as altas taxas inflacionárias e, principalmente, promover o crescimento econômico que teve no período de 1967 a 1973 (época do Milagre Econômico Brasileiro).

Diversos programas e Planos Econômicos foram implementados, como por exemplo o PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo) e os PND’s I e II (Planos Nacionais de Desenvolvimento). No início, alguns desses planos até surtiram algum pequeno efeito, mas não tardava a inflação retornar cada vez mais forte e feroz. Isso ocorria, dentre outros motivos, porque infelizmente o Brasil dependia muito do capital estrangeiro, e com isso, era mais sensível as crises internacionais.

Com relação a Política Cambial Brasileira, podemos afirmar que esta era sim um de nossos pontos fracos. A credibilidade de nossa moeda necessitava ser resgatada. O Brasil precisava ter uma moeda forte e “definitiva” já que praticamente, houve uma moeda diferente para cada Plano Econômico.

Em 1994, o então presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso lança o plano que trará a tão sonhada credibilidade a nossa moeda: O Plano Real.

Conhecer a história do Brasil é dever e direito de cada brasileiro. Dessa forma, com o objetivo de entender e transmitir conhecimento sobre este período tão importante, é que a realização deste trabalho foi executada. Com base em pesquisas de estudiosos e economistas, poderemos compreender esta fase que trouxe transformações à vida de todos até aos dias atuais.

1.0 Política Monetária Restritiva.

1.1 Definição.

A Política Monetária Restritiva engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos por meio dos seguintes instrumentos:

• Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia.

• Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de juros do empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.

• Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia.

Uma política monetária restritiva mantém elevados os níveis da taxa de juros e consequentemente direciona os investimentos para os ativos livres de risco. Em contrapartida observa-se o declínio dos investimentos no Mercado de Capitais.

Além deste, outro fator relevante é que a variação da taxa de juros causa um efeito defasado no mercado de capitais, mas que de certa forma deixa maior a previsibilidade deste mercado. Um risco calculado e que diante das perspectivas observadas na taxa de juros prediz perda no investimento e não ganho, deteriorando ainda mais o investimento de risco.

Se, por um lado, os ganhos prováveis são elevados em virtude do prêmio pelo risco, por outro a motivação para o investimento não existe uma vez que a remuneração é maior e livre de qualquer intempérie no Mercado de Título Públicos Federais. Desta forma é mais prudente ao investidor não aplicar o capital próprio no Mercado de Capitais.

1.2 Políticas monetárias restritivas e o governo FHC.

Com o fim do governo Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, ministro da fazenda na época, levou adiante seu primeiro programa intitulado como: “Programa de Ação Imediata” em 14 de Junho de 1993. Uma das principias ações seria diagnosticar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com