TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Presidencialismo E Parlamentarismo

Exames: Presidencialismo E Parlamentarismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração.

Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Escolheria o Parlamentarismo, que sempre esteve presente nas discussões políticas, sendo apontado como alternativa de sistema de governo.

Para que houvesse a mudança ou não do sistema presidencialista para o sistema parlamentar, a primeira coisa que teria que ser feita seria a conscientização da importância do voto, entender todas as conseqüências que uma má escolha pode trazer para o país, enquanto não houver essa conscientização, não poderá haver uma discussão sobre o assunto.

Informar também ás mudanças que deveriam ser efetuadas no sistema político brasileiro para que, por exemplo, o sistema parlamentarista fosse implantado. Acredito que depois de tomadas todas essas providencias seria possível haver um debate no país sobre se deveria ser mantido o sistema presidencialista ou mudar para o parlamentarismo.

O presidencialismo só serve para representar interesses de grupos políticos e econômicos, que se valem da excessiva concentração de poder nas mãos de apenas um homem. Já é hora de termos um sistema de governo parlamentarista, com uma maior distribuição do poder, de forma a equilibrar as forças e permitir através de mecanismos reguladores, a criação do monopólio do poder. Precisamos de gestores comprometidos em construir uma sociedade moderna e civilizada, onde é oferecido ao cidadão uma educação exemplar, que aprimore a capacidade de pesquisa, capacidade crítica e capacidade de decisão, e que forme políticos que realmente representem os interesses da sociedade, e não os seus próprios.

Precisamos de um sistema que nos permita expulsar os políticos que não atendam os anseios da sociedade. A sociedade é que forma o Estado, e o governo deve servir a sociedade, não o contrário. Precisamos demitir e punir os corruptos, os incompetentes, os fichas sujas, os traidores da sociedade, pois os políticos hoje no Brasil quando eleitos perdem totalmente o propósito das suas campanhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com