TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Presidencialismo Ou Parlamentarismo

Dissertações: Presidencialismo Ou Parlamentarismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Aula tema: 1 ao 4

Parlamentarismo e presidencialismo

Definição de parlamentarismo

Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) oferece a sustentação política (apoio direito ou indireto) para o poder executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é, geralmente, exercido por um primeiro-ministro (chanceler).

Definição de presidencialismo

O presidencialismo é um sistema de governo em que o presidente é o Chefe de Estado e de Governo. Este presidente é o responsável pela escolha dos ministros. No presidencialismo, o presidente exerce o poder executivo, enquanto os outros dois poderes (legislativo e judiciário) possuem autonomia.

Parlamentarismo ou presidencialismo?

Optamos pelo presidencialismo, sabemos que é melhor aperfeiçoar o Presidencialismo completando um ciclo histórico que já conhecemos e acompanhamos desde 1889, do que transplantar um novo sistema parlamentarismo, iniciando uma história que não sabemos como será evoluída no nosso país, onde podemos correr um risco de má adaptação.

Todos sabem que o parlamentarismo não tem nenhuma raiz no Brasil, muitos querem provar sua prática, mas o que se praticou foi um governo de gabinete que se descaracterizou do que se caracterizou como parlamentais.

O presidencialismo é mais democrático que o parlamentarismo, quanto mais direta a democracia melhor o presidencialismo, e o povo tem todo o direito de eleger a chefia de governo. O parlamentarismo nos tira esse direito dando o direito de escolha aos deputados que escolhem em nosso lugar.

O presidencialismo já é conhecida e sua prática já é utilizada no Brasil e suas condições são melhores para o seu desenvolvimento, precisamos apenas aperfeiçoar o presidencialismo que já conhecemos do que instalar um parlamentarismo ameaçando a estabilidade brasileira sem certeza alguma de condições melhores, não podemos correr riscos com a nossa nação, queremos tranquilidade para o povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com