TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissionais de saúde

Projeto de pesquisa: Profissionais de saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

.

1. RESUMO

O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade da higienização das mãos dos de profissionais da saúde, que é uma ação fácil, simples, rápida e muito importante na prevenção de infecções hospitalares. Ficando evidente que o suprimento de recursos materiais e ambientais é fundamental, não sendo o suficiente para sanar a problemática. A adesão ao procedimento ocorre mais em vigência de sujidade aparente, sendo uma prática negligente, pouco valorizada, com enfoque predominante na proteção do profissional e do paciente.

Palavra-chave: higienização das mãos, profissionais da saúde, infecção hospitalar.

2. ABSTRACT

The objective of this study is to evaluate the quality of hand hygiene of health professionals, which is an easy, simple, fast and very important in the prevention of hospital infections action. It became evident that the supply of materials and environmental resources is crucial, it is not enough to remedy the problem. Joining the procedure is more apparent in the presence of dirt, being negligent practice, undervalued, with a predominant focus on protecting the professional and the patient.

Keyword: hand hygiene, health professionals, hospital infection.

3. INTRODUÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2005 lançou um desafio global para a melhoria dos serviços de saúde. Em primeiro desafio para a segurança do paciente foi à infecção associada à assistência à saúde. Considerando que essas infecções ocorrem tanto em países mais ricos como também nos mais pobres. O titulo do desafio é “Uma assistência limpa é uma assistência mais segura”. Com a intenção de promover à higienização das mãos na assistência a saúde em todo mundo. Alguns dos locais escolhidos foram Hospitais Modernos com alta tecnologia em países desenvolvidos e consultórios remotos em vilas de com poucos recursos em países subdesenvolvidos.

A Infecção hospitalar é um grande problema de saúde pública, tanto no Brasil quanto no mundo e coloca em risco à saúde dos usuários dos hospitais que se submetem a procedimento. A prevenção e o controle dependem, em grande parte, da adesão dos profissionais da área da saúde às medidas preventivas.

A primeira evidência científica de que a lavagem das mãos evitaria a transmissão da febre puerperal, foi ao utilizar uma solução de água clorada e sabão para a lavagem das mãos dos profissionais que prestassem cuidados aos pacientes. Conseguindo assim reduzir de 18,27 para 3,07% o número dessas infecções.

Entre os anos de 1975 e 1985 foram publicados guias sobre a lavagem das mãos em alguns hospitais. Nessas guias era recomendado somente o uso do sabonete para a realização da tal prática.

Em 2002 no Brasil, o termo “lavagem” foi substituído por “higienização” devido à maior abrangência deste procedimento. De acordo com publicações, o uso de antissépticos no momento da realização de tal prática, é o preferido pelos profissionais de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com