TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Importância De Entender As Etapas Do Ciclo Das Políticas públicas

Artigos Científicos: Qual A Importância De Entender As Etapas Do Ciclo Das Políticas públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

"O que é e qual a importância de entender as etapas do ciclo das políticas públicas? Tentem utilizar como exemplo uma política pública de seu conhecimento."

Política pública é um sistema de decisões públicas que visa a ações ou omissões, preventivas ou corretivas, destinadas a manter ou modificar a realidade de um ou vários setores da vida social, por meio da definição de objetivos e estratégias de atuação e da alocação dos recursos necessários para atingir os objetivos estabelecidos.” (Saravía, 2006, p. 6)

Se refere à formulação de propostas, tomadas de decisões e sua implementação por organizações públicas, tendo como foco temas que afetam a coletividade, mobilizando interesses, e conflitos, geralmente envolve mais do que uma decisão e requer diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas. Estas são ofertadas pelo Estado, que é a autoridade soberana do poder público, e que visam atender as necessidades da sociedade em seus diversos setores, através das suas instâncias: Federal, Estadual e Municipal.

As políticas públicas ocorrem em um ambiente tenso, marcados por relações de poder, extremamente problemáticas, entre atores do estado e da sociedade, entre os poderes do estado, entre o nível nacional e níveis subnacionais, entre comunidade, política e burocracia. Na concepção do ciclo de políticas, a política pública é considerada a resultante de uma série de atividades políticas que agrupadas formam o processo político. Essas fases são:

1) Formação da Agenda (Definição e Análise do Problema): quando o problema político é reconhecido e passa a fazer parte das atividades de um grupo de autoridades dentro e fora do governo.

2) Formação das alternativas: Após o problema ser incluído na Agenda, os atores começam a apresentar propostas até a Tomada de decisão e Adoção da política.

3) Implementação: momento em que as decisões tomadas deixam de serem apenas intenções e passam a ser intervenção na realidade. Essa implementação acompanha o Monitoramento que é um instrumento de gestão das políticas públicas e o seu objetivo é facilitar a consecução dos objetivos pretendidos com a política.

4) Avaliação: São procedimentos de julgamento dos resultados de uma política e junto com o monitoramento destinam-se a subsidiar as decisões dos gestores da política quanto aos ajustes necessários para que os resultados esperados sejam obtidos.

Em nosso país vivemos uma realidade diária que vem confirmando significativas discrepâncias em relação aos níveis socioeconômicos, historicamente constituídos. Um dos principais desafios é a saúde e o direito social e universal que são garantidos pela Constituição Federal. Por isso é que essa acentuada desigualdade social exige o desenvolvimento de políticas sociais importantes e urgentes.

O Programa de Saúde da Família (PSF), é uma ferramenta da qual fazemos uso para promover a saúde, que surge como um paradigma inovador na Saúde Pública. A promoção da saúde é uma mudança na clínica que aborda o sujeito, e o PSF tem como objetivo proceder a essa promoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com