TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O modelo de ciclo de gestão prevê que a gestão seja executada em quatro etapas contínuas, quais sejam: o Planejamento (P), a Execução (E), a Avaliação (A) e o Controle (C).

Por:   •  5/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – CAMPUS OEIRAS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: GESTÃO LOGÍSTICA

ALUNO: VICTOR DA SILVA ALMEIDA

TUTORA: GENILDA VIEIRA

ATIVIDADE 1

Discorra sobre a importância do Planejamento da Logística na Administração Pública.

Como parte da Administração Geral, a Administração Pública também realiza o processo de administrar, que está relacionado com a Logística, pois, como versa KOHAMA, 2006, p. 09, expressa que "No setor estatal, administrar é gerir recursos públicos. Ou seja, significa não só prestar serviço e/ou executá-lo, como também, dirigir, governar, exercer a vontade com o objetivo de obter um resultado útil para a sociedade".

Na organização pública, a missão do gestor é estabelecer o nível de atividades logísticas necessário para atender ao público-alvo organizacional no tempo certo, no local certo e nas condições e formas desejadas, de forma economicamente eficaz, eficiente e efetiva no uso dos recursos públicos.

De acordo com o Art. 3o da Lei 10.180/01, o Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal compreende as atividades de elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, programas e orçamentos, e de realização de estudos e pesquisas socioeconômicas. Tem como órgão central o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Esse órgão planeja e coordena as ações da administração pública, exercendo um papel importante nas orientações ao planejamento da logística.

O serviço público frequentemente realiza licitações para aquisição de Material Permanente e Material de Consumo. Caso não seja bem planejado, esses materiais podem se tornar obsoletos, em excesso ou em falta, gerando uma ineficácia no exercício da Administração Pública. Devemos lembrar também que a Administração Pública depende do plano plurianual e do orçamento destinado para aquele ano em exercício. O dinheiro é “contato”, somente para este período. Se o gestor público não fizer um bom planejamento, pode sobrar dinheiro, que retornará aos cofres públicos, ou pode faltar dinheiro, gerando uma escassez e necessidade, que podem afetar a área logística.

Os elementos fundamentais para qualquer organização poder operar para atender seu público-alvo com seus bens e/ou serviços são constituídos pelos seus Recursos Patrimoniais. Estes compreendem instalações, máquinas, equipamentos e veículos que fazem possível a realização do sistema produtivo organizacional. Ou seja, são todos os bens necessários para a organização operar, criar valor e proporcionar satisfação ao cliente (POZO, 2002, p.181). Esses compreendem-se de bens móveis e bens imóveis (de uso especial, dominais, de uso comum do povo, em andamento e demais).

Devemos também lembrar que a Eficiência é um princípio constitucional previsto no Art. 37 da nossa Carta Magna, impondo assim que todos os serviços e bens da Administração Pública possam ser oferecidos com qualidade e atendendo a demanda final, o que vale também para a Logística desse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com