TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de Introdução as Relações Internacionais

Por:   •  3/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

1. O conceito de Imperialismo em Lenin (1917) foi precursor no entendimento do sistema internacional a partir da perspectiva marxista. Com base nos materiais de apoio, leituras obrigatórias e aulas ministradas durante o semestre, responda:

a) Qual a importância dos monopólios para a definição do sistema internacional capitalista na passagem do século XIX para o século XX?

Após a grande crise europeia em 1873, o imperialismo surge como uma fase monopolista do capitalismo, a fim de ser a base para a queda deste sistema econômico mundial, e os monopólios faziam parte desta fase final como processo fundamental no âmbito econômico. Para Lenin, então, o processo de monopolização e centralização da produção industrial mundial pelo norte global, é proveniente da mundialização dos monopólios nessa virada do século XIX para o século XX, ou seja, os monopólios levariam a um acúmulo de capital tão grande que as classes trabalhadoras, empobrecendo cada vez mais, revoltariam-se contra os detentores dos meios de produção,

b) Por que o nível de análise individual não é considerado relevante em análises a partir da teoria Imperialista/Radicalista/Marxista?

 

2. Mingst (2017) ressalta as principais diferenças e semelhanças entre as correntes teóricas do campo das Relações Internacionais. A partir da leitura de sua obra, dos materiais de apoio e das aulas ministradas, responda:

a) O que são níveis de análise?

Modos de se analisar a politica interncacional a partir de elementos vários, sistema interncaional, estado e individuo, cada um representa um nível de analise. Se a analise enfatizar o sistema internacional, está enfatizando polaridade, poder, anarquia, interdependência pra falar do liberalismo, capitalismo quanto dimensão estrutural. Volta pro Estado, está enfatizando as características deste estado, numa analise realista é enfatizando o interesse estatal definido em termo de poder, numa analise liberal, os interesses do estado a partir dos grupos políticos ( parlamento e essas coisas), agora para o marxismo o estado é executor dos interesses da burguesia, indiciduo é um nível de analise é

b) Por que o conceito de sistema internacional não é central para o pensamento liberal e possui relevância para as teorias realista e marxista?

Sistema internacional

c) Qual a relevância de uma análise em nível individual?

 

3. Discuta como as seguintes teorias compreendem o fenômeno da globalização

a) Realismo Político;

b) Liberalismo/Idealismo;

c) Imperialismo/Marxismo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com