TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Fórum Avaliativo

Por:   •  28/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

Para ciniciar a abordagem em questão, é necessario entender brevemente pontos importantes, para isso podemos retpmar a politica externa e sua abrangencia no sistema internacional.

Podemos definir a politica externa como estrategfia para promover os interesses de cada pais para fora, ou seja., cada pais vai fazer com que seu interesse nacional seja visto e aceiro no sistema internacional.

Agora qie ha um conceito, seguiremos para a politica externa no governo militar, que retoma levando as diretrizes da PEi ( politica externa independente) como continuação.

Assim como a PEi, a era do governo militar tras uma politixa externa de autonomia, em que o brasil deve se ver livre de estar as "sombras" de qualquer outro pais, podendo assim se mostrar forte no plano internacional.

O primeiro governo militar foi o de castelo branco - alinhamento com os eua- para que conseguisse se desenvolver ( pensamento de derrubar a PEI) e ter seguyrança no plçano internacional. Foi uma politica de interdependencia.

O governo costa e Silva trouxe a diplomacia da prosperidade em que o desenvolvimento tem que acontecer primeiramernte em seu interno e posteriormente no seu externo, em que ha claros efeiros. Neste governo a alianca com os eua é enfraquecida para sua politica externa, o brasil deve ser mais independente. Mesmo assim busca mandater a ligacao com os eua, porem sem fechar seus mercados, isso tudo para que o pais se desenvolva sem depender de uma unica aliança - ou seja- o brasil nao deve fechar a porta com os eua mas tambem nao pode esquecer de que ha mais potencias ou aliancas que podem aumentar sua influencia e abriri seus mercados no exterior.

( PESQUISAR MAIS ) - FIGUEIREDO ETC

Chegamos então ao assunto chave deste ttrabalho que é a politica externa na nova republica, aquela que vem logo após de um governo militar baseado na pei, no alinhamento, na independência e claro em sua intersecção no exterior.

O regime que esrar por vir mantem suas diretrizes antifas vistas no governo militar.

O governo Sarney tende a reviver ordenamentos jurídicos na assembleia constituinte- antes desenfreada pela inflação- o que faz com que seu governo não fique bem visto no plano internacional. Esse governo se ve com uma divida externa altíssima, e direciona su9a politica externa para America latina

A mudança de uma era para outra, ou seja, do governo militar ao civil tras a ideia de que os governos antecessores trariam novamente sua politica externa.

Em seu inicio a politica externa viu-se ditante ao esperando com o período que se sucedeu e a então solução seria o alinhamento com países industrializados, já que seu individamento era alto e sair disso sem um problema no exterior era quese impossível. Agora o governo se via baseado em sua relação diplomática com a américa latina( argentina e Uruguai), oriente médio e Africa, o que daria força ao brasil para negociar sua divida externa existente.

O compromisso vivenciado no brasil na nova republica era continuar com o plano interno de ter-se uma linha de apoio com ao países de 3 mundo, mais um mercado mais livre e der negociação justa.

O governo Sarney tem uma divida externa alta, além do desenfreamento da inflação, o que deixou o brasil sussetivel a dividas no plano internacional,.

Para Sarney restava duas posições, uma em fortalecer o GATT er seu sistema multilateral ( com os eua) e outra com a America latina ( argentina)

Com toda essa divida externa eras difícil entrar com a diplomacia.

No governo figueiredo ve-se uma problematização em reintegrar relacionamentos comerciais com os CONTERTRADE e permitir a aproximação da Africa em 1984 com a angola e nigeria, essa pratica de contertrade foi definida como ilegal ou que burlava as regras do cenário internacionals com seu comerciiio ate o FMI e BM que são aorganismos internacionais, organismos esses que ditaram que o brasi não poderia repassar aos países acima o financimaneo, para pagar a divida externa, ou seja, o dinheiro de financiamento pelas OIS não poderiam ser usados como forma de reatar relações comerciais com Nigeria e        Angola

A enfasem em manter relações comerciais com o continente africano agora veria em forma de cooperação internaiconal e bilateral ou multilateral.

Na resolução 41/11 para a paz e cooperação do atlântico sul, o brasil com o governo Sarney promoveu muito bem essa atuação, na onu.

A politica de universalização e autonimia se esbarravam com a carência de se manter firme no cenário, mesmo que suas dividas publicas acavam com seu poder de negociação.

Não podemos esquecer as suas relações de um lado com os eua, de outro com a américa latina.

Com os eua havia claramento o senso de conflitoja com a argentina uma politica de cooperação já que a mesma se encontrva em um contexto de fixação de blocos econômicos.( CEE/EUA E CANADA/JAPAO E ASIA PACIFICA. Com a chegada da guerra das malvidas e a crise da divida, o brasil enfrenta novamente sua vulnerabilidade não apenas internamente de resolver seus conflitos como externamente em relação a eficácia e poder para resolução de conflitos com e entre outros paiese.

O apoio a contadora de 1985 surgiu com o intuito de controlar e minimizar os conflitos da américa central em prol da paz e segurança.

Assim surge o “grupo do Rio”, para a américa latina uma forma de diplomacia entre a própria, sem ajuda, controle ou monopólio dos eua.

A aproximação com a américa latina em suma principal com a Argentina é a fase mais importante do governo Sarney como politica externa eficiente e marcada pela constituição do mercosul. Claro que toda a America latina se esforçou para que ganhassem força no sistema internacional com essa novo alinhamento, a politica externa ficaria ressaltada em seu âmbito ativo.

Na declaração de iguaço 1985 os parênteses eram em seu alinhamento, mesmo com dificuldades para os mesmos interesses em comum que a américa latina deveria ter, juntar esforços para se declararem como uma américa latina que poderia negociar com o mundo todo.

A solidificação brasil-argentina com a américa latina e sua predisposição em juntar esforços a partir de 1979 vivia para marcar uma era importante entre o não conflito entre eles e sim uma cooperação mutua.

Não podemos rsqwuecer da redemocratização do brasil, que também foi importante para esse alinhamento ocorresse, os tratados no campo nuclear, segurança, etc.

Com a aproximação brasil – argentina há u9m distanciamento com os eua e com suas relações bilaterais que antes era totalmente e esquestionalvelmente fortes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com