TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Internacionais

Por:   •  30/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdades Integradas Rio Branco

Giovanna Felippe Ponzetta e Laura Aparecida Mariano da Silva

O Neoconservadorismo na Alemanha

Causas e Efeitos

Cotia – Granja Viana

2019

TEMA: Causas e efeitos da ascensão da neodireita na Alemanha.

PROBLEMA:  Quais causas e efeitos da ascensão da neodireita na Alemanha?

OBJETIVO PRINCIPAL

O presente trabalho tem como objetivo expor de que forma a neodireita que assume uma posição significativa na Alemanha em relação ao desenvolvimento econômico como em relação à evolução da consciência nacional alemã. Mostraremos a base objetiva sobre a qual a neodireita cresce utilizando a filosofia política alemã como apoio e analisaremos de forma detalhista os motivos e consequências que tal fato está gerando.

A filosofia política alemã, no século XIX, era escrito por filósofos o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo convictos de que a filosofia deve articular uma visão sinóptica de todos os nossos interesses básicos num empreendimento profundamente autônomo e unificado, um todo orgânico, e não uma série de enigmas abstratos e altamente tecnicizados.  E hoje, mesmo escolas supostamente anti-idealistas, como o positivismo lógico ou a filosofia analítica, ou se veem condenadas a se ossificar como um fenômeno histórico datado ou retornam às concepções idealistas a fim de aprofundar suas intuições. Mas, muito além da pura reflexão, obras como A Filosofia do Direito de Hegel, afetariam tanto as ideologias conservadoras quanto as revolucionárias ao longo dos últimos dois séculos. O idealismo não só influenciou de modo seminal a ideia alemã de Estado, como toda a obra de Marx e a moderna ideologia comunista, a intelligentsia revolucionária russa e mesmo o fascismo.

JUSTIFICATIVA

A pesquisa se sustenta no cenário político, econômico e social que Alemanha vem desenvolvendo desde os anos 80, no qual o neoconservadorismo cria forças e mostra-se como uma alternativa radical. Nesse sentido, a proposta é fazer uma reflexão e análise sobre as causas e efeitos dessa onda que “volta” a surgir no país.

Sendo então um tema relevante na área das relações internacionais logo que atualmente a Alemanha é um dos mais importantes países do mundo, em decorrência do elevado PIB e do desenvolvimento econômico, tecnológico, militar, qualidade de vida entre outros. O país é caracterizado pela elevada condição de vida de sua população e prosperidade econômica.
No setor econômico, o país é a principal economia dentro do continente europeu e a terceira em nível global, sendo superada somente pelos Estados Unidos e Japão. A Alemanha é um grande exportador, além de possuir a sede de empresas que atuam em diferentes lugares do mundo (transnacionais). Frankfurt é uma cidade global que abriga importantes centros financeiros, como bolsa de valores, bancos, instituições supranacionais, centros de pesquisas entre outros, sendo então grande influência mundial de diversas maneiras diferentes como exemplo, economicamente, socio-culturalmente e também na politica em si.

METODOLOGIA

Para alcançar os resultados e respostas acerca da problematização retratada neste trabalho, será feita uma investigação minuciosa através da pesquisa exploratória.

O estudo desta pesquisa será fundamentado em ideias e suposições de teóricos que apresentam considerável relevância na definição e elaboração dos conceitos debatidos nesta análise: o surgimento do neoconservadorismo na Alemanha, a difusão e motivos para tal ocorrência e as consequências desse fenômeno. Dessa forma, tais objetos serão estudados especialmente em fontes secundárias com trabalhos acadêmicos, livros, artigos e afins. O trabalho será construído a partir das ideias e pensamentos de outros autores a fim de elaborarmos uma análise científica sobre o nosso principal objeto de estudo: o neoconservadorismo na Alemanha. A pesquisa terá caráter quali-quanti, com ênfase no estudo documental juntamente ao cruzamento dos levantamentos com toda a investigação bibliográfica realizada.

HIPÓTESE

Supõem se que economicamente, devido as taxas de desemprego, a Alemanha sofra um acréscimo do movimento da neodireita conservadora, provavelmente fundamentando uma nova onda de xenofobia sendo então o âmago de uma nova onda de preconceito e protecionismo nacional devido à baixa avaliação econômica elevando então a sobreposição dos interesses de habitantes nativos da Alemanha sobre os de seus imigrantes.

De maneira política, há grandes probabilidades de a ultradireita entrarem no poder logo que movimentos como a manifestação em Chemnitz tem tomado força e tamanho dando enfoque para partidos os quais ainda eram considerados pequenos em 2018, tal como AfD, e CDU. E o decréscimo do SDP- Partido Social Democrata, o mesmo qual entrou em crise em 1982 devido a cortes de orçamento de seu parceiro, FDP.

CONSIDERAÇÕES PARCIAIS:

Esta pesquisa tinha como objetivo investigar as causas principais do neoconservadorismo e as consequências que este está provocando na Alemanha. O estudo demonstrou que essa onda traz como problemática a insatisfação com o modelo democrático vigente e com a situação econômica e social em que o país se encontra. Dessa forma, os neoconservadores encontram na forma mais radical o meio pelo qual é possível solucionar os problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com