TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Internacionais

Ensaios: Relações Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  199 Visualizações

Q2.1. Descreva o contexto (o momento histórico, político e social) no qual os monarcas e comerciantes passaram a se organizar e cooperar para definir regras ou padrões de negociação com outros reinos (Máximo de 05 linhas).

Resp: De acordo com Rodrigues (2012) o fortalecimento do comércio e o florescimento de cidades mercantis impulsionaram a formação e organização de um grupo social que não se enquadrava completamente aos jogos de obrigações feudais: a burguesia comercial.

Q2.2. Quais foram os princípios políticos e os elementos encontrados pelos monarcas para governar internamente e as relações com outros Estados? (Máximo de 05 linhas).

Resp: Internamente a aliança com a burguesia trariam recursos financeiros necessários para custear o aparelhamento militar e institucional, e as relações com outros Estados foram sendo fortalecidas com ideias reprocessadas dos antigos justificando uma nova forma de exercício de poder político centralizado.

Q2.3. Defina com as suas palavras o conceito de Estado Moderno e descreva-o conforme Weber. (Máximo de 05 linhas).

Resp: De acordo com Weber (1993) o Estado é uma estrutura política institucional, com um continuo sistema tributário central , possui monopólio legitimo de força física territorial para impor domínio e os dirigentes fazem uso desse instrumento como material de gestão.

REFERÊNCIAS:

RODRIGUES,Thiago Moreira de Souza. Relações Internacionais.2.ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC;[Brasilia]:CAPES:UAB,2012.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com