TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Internacionais

Por:   •  14/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 5

  1. Identificar os grandes debates dentro das RI? Por que os debates muitas vezes não têm um vencedor claro?

Os debates são de caráter ideológicos, o primeiro grande debate foi a disputa entre os realistas e idealistas. Os primeiros defendiam um sistema de natureza anárquica das políticas internacionais, já os idealistas defendiam a existência de instituições internacionais, contrariando os realistas. Pode-se destacar também outros debates, estudiosos das relações internacionais científicas, que procuram aperfeiçoar os estudos na área da ciência. O debate interparadigmático, que engloba todos os outros debates em uma esfera maior de discussões.

Por divergirem em suas ideias, os debates têm ignorado uma a outra, gerando uma ineficácia nas discursões, pois se entende que muito se discute, e pouco se define.

  1.  Quais são as tradições teóricas consagradas nas RI? Por que podem ser vistas como “consagradas”?

 Liberalismo, Realismo, Sociedade Internacional e a Economia Política Internacional. Consagradas pelo fato de serem teorias que buscam discutir e apresentar medidas que ajudem nas Relações Internacionais. Essas estratégias são responsáveis até hoje, pela formação da construção de uma política social. São vista consagradas por serem eficazes em sua prática. Onde guerra e paz, conflito e cooperação, riqueza e pobreza procuram ser harmonizadas.

  1. Por que as RI são fortemente influenciadas pelo liberalismo?

Desentendimentos, conflitos entre sociedades, como por exemplo, a Grande Guerra (1914-1918), entre outros conflitos foram estopins para a necessidade de uma área do conhecimento especifico para discutir e buscar medidas para solucionar ou ao menos amenizar os conflitos entre grandes potências. Teóricos do liberalismo acreditam que suas ideias são capazes de evitar futuros desastres.

  1. No longo prazo, o realismo é a tradição teórica dominante em RI. Por quê?

Carr e Mongerthau a partir de suas visões pessimistas da natureza humana, encarada por eles como seres capazes de tudo pelo poder, de uma política de poder entre Estados. Carr classifica a postura liberal de utópica, se contrapondo a sua própria posição, o realismo. Para Mongenthau, o homem é em sua essência, a base das relações internacionais. O homem por ter sua natureza encharcada de interesses e poder, as agressões acontecem com facilidade. Pelo fato de apontar as falhas da humanidade, as ambições e uma falsa sensação de interesse coletivo, é o que leva esses acadêmicos a serem influentes nas RI.

 

  1. Por que os acadêmicos têm teorias preferidas?

A teoria tem por referência valores padronizados e, muitas vezes, apresentam visões de como desejamos que esse mundo seja. Os ideais do liberalismo criam que a criação de novas teorias poderiam promover relações mais pacificas entre nações.

  1. Como estudioso de RI, quais são as suas preferências teóricas?

A ideia dos liberais se aproxima mais do que acredito das relações internacionais de países mais ou menos desenvolvidos. No entanto, é preciso analisar a conjuntura política em que as sociedades atuais se encontram, para dai definir apenas uma teoria.

  1. Os realistas são pessimistas quanto ao progresso humano e à cooperação além das fronteiras do Estado-nação. Quais as razões desse pessimismo? Trata-se de razões convincentes?

O principal pensador realista do século XX, Hans Morgenthau tem como base para se pessimismo uma premissa que pra ele é característica de qualquer ser humano, seja ele homem ou mulher, que é a ambição. Todos, sem exceção, são desejosos pelo poder, fato que leva as pessoas a muitas vezes esquecer a ética, o caráter, por um aparcela de poder e domínio sobre coisas ou pessoas que estão a sua volta. Destaque para a política, e política internacional. Onde para Morgenthau, o homem na política é uma luta pelo poder, não importando os meios que se usa para adquirir poder, o que conta são os fins alcançado. E o teórico tem razão, vejamos a política brasileira. Homens que subordinam por ambição. Bilhões de reais, dólares desviados de nossos cofres. E a incrível capacidade desses mesmos homens negarem piamente seus envolvimentos. Então, ao meu entendimento tratam sim, de razões bastante convincentes.  

  1. Por que os realistas enfatizam tanto a segurança? Qual é o sentido dessa prática? Como a segurança é importante à política mundial?

Grandes potencias mundiais lutam pela hegemonia política e sobre tudo econômica, pois se trata de mostrar para o mundo quem está no poder, no domínio. Os teóricos defendem que é preciso defender os interesses dos Estados, porem os estados são diferentes, onde o grau de importância hierárquica se dá pelo tamanho da economia, tornando assim, dominadores e dominados. Onde países como o Brasil a anos não deixa de ser país de 3º mundo. Isso por conta da hierarquia estabelecida por grandes conglomerados ricos, que detêm o poder e as transformações dos Estados. A segurança é fundamental para evitar os conflitos entre grandes potencias, onde no momento de crise, de ameaças cada nação se voltara para si, abandonando qualquer que seja os acordos feitos nas Relações Internacionais. Pois cada nação buscara seus próprios interesses.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com