TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução Do Plano De Aula De Ciencia Politica

Artigos Científicos: Resolução Do Plano De Aula De Ciencia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  345 Visualizações

Plano de Aula 7

Caso concreto 1

Pergunta-se: Como o tema foi analisado pelo filósofo Aristóteles? O pensamento aristotélico influenciou outros pensadores, como Montesquieu?

R: Aristóteles pensava as formas de governo em duas espécies as puras e as impuras. As primeiras seriam monarquia, aristocracia e democracia que após o seu auge evoluiriam para tirania, oligarquia e demagogia respectivamente. O critério adotado por ele seria o do número de pessoas legitimadas no poder, Montesquieu pensava as formas de governo como monarquia, aristocracia e democracia, mas com um diferencial no critério que seriam os valores, honra virtude e ética de forma respectiva.

Caso concreto 2

Deste modo, a referida instabilidade é apresentada como uma consequência da forma de governo adotada por sua cidade. Como constatamos no texto, também em Maquiavel encontramos a discussão sobre a melhor forma de governo a ser adotada pelo estado. Quais os pontos que você considera de maior importância, no discurso de Maquiavel sobre o tema?

R: Para Maquiavel a melhor forma de governo a ser adotada é a Monarquia Absolutista na qual o monarca tem ilimitados poderes e não se submete a qualquer outro poder, ele não se obriga a cumprir as leis pois ele as faz e pode quebra-las com a justificativa de os fins justificarem os meios, pensa ainda que é melhor o monarca ser temido do que amado. Maquiavel foi o primeiro a pensar a republica como uma forma contrária, de oposição à monarquia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com