TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Temático III

Ensaios: Seminário Temático III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 5

Seminário Temático III.

(i) IDENTIFIQUE o problema/objetivo investigado;

Examinar o estresse ocupacional, o qual os agentes e funcionários públicos encontram-se submetidos/envolvidos no ambiente organizacional da administração Pública brasileira, e identificar os efeitos desses estressores na saúde e desempenho desses, com objetivo de contribuir para orientar gestores públicos e promover um ambiente propício ao trabalho.

(ii) APONTE E EXPLIQUE as principais técnicas metodológicas empregadas;

Principais técnicas metodológicas empregadas: Amostra, Os dados, Os Construtos e seus Indicadores e o Modelo. Amostra: Na busca de dados que identifique os estressores e sintomas ocupacionais esse método seleciona uma determinada amostra, essa, com um número X de funcionários em uma variedade Y de órgãos/setores públicos.

Os dados: são os questionários, uma forma de coleta de informações com itens já selecionados acerca do assunto a pesquisar. Questionário esse, aberto a uma variável estrutural. Ex; Dividi-se em seções, onde pode ser apresentadas questões fechadas ou itens binários. Os construtos e seus indicadores: conforme, HAIR( pg 467) os construtos são os conceitos que os pesquisadores podem definir em termos teóricos mas não podem ser diretamente medidos, devendo ser aproximadamente medido por indicadores. Os indicadores (KMO) Conforme, CFECA(pg 94), indica a proporção da variância dos dados, pode ser atribuída a um fator comum, exemplo quanto mais próximo de 1 (unidade), mais adequado é a amostra à aplicação da análise fatorial. E ainda o indicador de esfericidade de Bartlett testa se a matriz de correlação é uma matriz identidade o que indica que não há correlação entre os dados. Quanto aos construtos, os exógenos atua como preditor ou “causa” para outros construtos ou variáveis no modelo, em diagrama de caminho, esses, tem apenas indicações causais que partem deles e não são previsto por qualquer outro construto do modelo. E o construto endógeno é a variável dependente ou de resultado em pelo menos uma relação causal, e esse, em termos de um diagrama de caminho existem uma ou mais setas que conduzem até o construto ou variável. Os modelos, conforme Hair (pg. 469), trata-se de uma técnica multivariada examinando relações de dependência e análise fatorial para estimar uma série de relações de dependência inter-relacionadas simultaneamente.

(iii) INDIQUE os resultados e as conclusões obtidas a partir dos dados e metodologia; A partir dos dados e metodologias, para definição do estresse ocupacional, esta pesquisa mostra duas definições (psicológica e fisiológica), entretanto foi comprovado que o fator emocional no ambiente do trabalho das organizações públicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com