TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Significado sócio-histórico da profissão

Relatório de pesquisa: Significado sócio-histórico da profissão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

SÍNTESE:

O significado sócio-histórico da profissão.

O processo de institucionalização do Serviço Social ocorreu de forma contraditória entre as diversas classes sociais na formação do capitalismo monopolista. Encontrava-se fortemente presente nos países industrializados a ação do Estado, e sendo a partir dos anos 30 que se tornou evidente a importância da Igreja Católica perante a Questão Social. A Igreja Católica era responsável também pelo papel de fornecer idéias e conteúdos para a formação dos primeiros assistentes sociais no Brasil. Teve como principais diretrizes a Rerum Novarum (1891) e o Quadragésimo Anno (1931) encíclicas papais antiliberais e antissocialistas. 

A Questão Social obteve um papel de suma importância para o Serviço Social por fornecer subsídios para que assim houvesse o surgimento de uma identidade profissional, a mesma era considerada como um problema administrativo. Para a Igreja a Questão Social era vista como problema moral, tendo que ser resolvida particularmente por cada indivíduo. E foi durante o governo Vargas que houve a Consolidação das Leis do Trabalho, sendo o Estado encarregado da função reguladora. 

O Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) foi criado no ano de 1932 no Brasil, com a função de expandir a doutrina e a ação social da Igreja. Serviu para dar bases à construção da primeira Escola de Serviço Social brasileira e ao longo do seu desenvolvimento foi responsável por originar também Centros Operários. A prática do Serviço Social contou também com o apoio dos pensamentos de São Tomás de Aquino e foi através da relação com a Igreja Católica que o Serviço Social conseguiu formular inicialmente seus objetivos político-sociais, contrários aos ideários liberal e marxista. Outra face da prática profissional era o racionalismo higienista, na área sanitária, social e moral adquirido em países como Argentina e Chile. 

Através do avanço populacional houve a necessidade por parte do Estado da criação de uma atitude assistencialista para assim combater/amenizar a Questão Social. Posteriormente o Estado passa a preocupar-se em parte com as necessidades dos trabalhadores através da criação de leis sindicais, sociais e trabalhistas abrindo assim espaço para uma expansão no mercado de trabalho dos assistentes sociais e na execução de políticas sociais. Uma das características marcantes das políticas sociais é a sua fragmentação que acaba por fragmentar também as ações profissionais. 

Em decorrência dessas relações sociais ocorre o processo de divisão social e técnica de trabalho para que assim o Serviço Social forme um espaço de profissionalização e assalariamento, obtendo um caráter não liberal à ação profissional. Porém apesar de não possuir uma prática profissional autônoma, possui relativa autonomia como, por exemplo, a presença de um Código de Ética, um caráter não rotineiro em sua prática e a Regulamentação legal da profissão. 

Através dessas características tornou-se possível a distinção entre o trabalho profissional e prática assistencial voluntária. E o Serviço Social nesse contexto se enquadra nas profissões desenvolvidas através do crescimento das instituições públicas orientadas pelo Estado, expressando com isso sua identidade profissional através das relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com