TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INFANTIL: RISCOS E NECESSIDADE DE ERRADICAR

Exames: TRABALHO INFANTIL: RISCOS E NECESSIDADE DE ERRADICAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Interessante ressaltar a jornada de trabalho que as crianças do século XIX do texto “TRABALHO INFANTIL: RISCOS E NECESSIDADE DE ERRADICAR” eram submetidas, 12 horas de trabalho. Depois de acordadas às 5 horas da manhã, elas iniciavam uma longa jornada de serviço juntamente com varias outras crianças. Elas viam durante todo o dia apenas maquinas e outras crianças trabalhando envolta das maquinas, e seus corpos cansados tinham que aguentar mais, e um pouco mais de trabalho, para só às 20 horas da noite poderem repousar1.

Não trata somente de um trabalho infantil, mas também de um trabalho escravo. Pessoas que se aproveitam de mão de obra infantil e escrava são imorais e sem ética. Essas criança que são submetidas a esse tipo de trabalho podem ter seu desenvolvimento ameaçado.

Sabendo que essas (crianças) poderão ter problemas emocionais, social, morais, como alguém pode ter essa atitude? Como serão essas crianças quando adultas? Cometer tal crime é tirar a oportunidade das crianças serem alfabetizadas, terem um aprendizado social para a vida, é tirar os sentimentos de amor, é tirar a capacidade de distinguir entre o certo e o errado...

O problema maior é saber que, segundo o IBGE, mais de 40 mil crianças estão submetidas ao trabalho infantil no País2. É o caso do texto “MENINOS DO MANGUE” onde mostra lugares em que a situação de sustento das famílias é tão difícil que muitas crianças arriscam a vida nos mangues para encontrarem o sustento. Elas caçam os caranguejos e vendem para as pessoas que não querem se arriscar nos mangues.

Mas é isso o retrato do que acontece no mundo de hoje, em quanto algumas pessoas vivem bem, outras têm que viver arriscando a vida. No entanto, crianças são mais fáceis de serem persuadidas a aceitarem trabalhos com baixo salário e mais tempo de serviço. No mundo dos negócios onde é utilizado mão de obra escrava e infantil é porque esqueceram (ou nunca conheceram) a compaixão, perderam (ou nunca tiveram) ética, e só pensam apenas em lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com