TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Formas De Governo Platão

Artigos Científicos: Teoria Das Formas De Governo Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  3.573 Visualizações

Página 1 de 2

1. Explique a classificação das formas de governo em Platão.

São classificadas de modo que todos os tipos de governo tem sua forma ruim com seu nome, ou seja, oligarquia,democracia,tirania são respectivamente a forma ruim de aristocracia, polioteia e monarquia. Timocracia seria a degeneração da aristocracia.

2. Por que o texto afirma que Platão é um conservador?

Por que ele assim como os outros conservadores que via o passado com benevolência e o futuro com espanto, além disso para Platão o mundo tinha o regresso definido, ou seja ia de mal a pior, e também era um historiador (e um moralista) da decadência das nações, mais do que da sua grandeza.

3. Explique o critério pelo qual Platão caracteriza as diferentes formas de governo.

Ele caracteriza cada governo de acordo com seu grau de afastamento da forma ideal, quanto mais distante pior a forma de governo.

4. Como ocorre a passagem de uma forma de governo para outra?

A passagem, ou decadência, das formas de governo, segundo Platão, ocorrem devido a degeneralização – corrupção. A corrupção consiste no excesso, “a honra do homem timocrático se corrompe quando se transforma em ambição imoderadae ânsia de poder. A riqueza do homem oligárquico, quando se transforma em avidez, avareza, ostentação despudorada de bens, que leva à inveja e à revolta dos pobres. A liberdade do homem democrático, quando este passa a ser licencioso, acreditando que tudo é permitido, que todas as regras podem ser transgredidas impunemente. O poder do tirano, quando se transforma em puro arbítrio,e violência pela própria violência.”

5. Explique os conceitos ex parte populi e ex parte principis.

6. Explique a concepção orgânica da teoria platônica do estado.

Segundo Platão o mundo tinha um regresso definido que seria de mal a pior, e que os governo seriam corrompidos sempre até sua pior forma, cada um dos governos tinha nome para sua pior forma, para ele governo perfeito estava além da história e o que se aproximava mais do governo ideal era a Timocracia que acreditava ser a transição entre aristocracia e oligarquia.

7. Qual é o critério utilizado por Platão para distinguir as formas boas e más de governo?

Para ele existia 6 formas de governo destas,reserva duas para constituição ideal e quatro para as formas reais que se afastam, em grau maior ou menor, da forma ideal, assim ele determinava as melhores e piores. Nem uma era completamente boa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com