TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratado de Utrecht

Por:   •  3/9/2017  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

O Tratado de Utrecht, foi um acordo de paz firmado em onze de abril de 1713, na cidade de Utrecht. Este acordo foi assinado por Ana da Grã-Bretanha, Vítor Amadeu II de Saboia, Luís XIV da França, João V de Portugal, Filipe V da Espanha, pondo fim à guerra da sucessão do trono espanhol, o qual não possuía um Rei já que Carlos II morreu sem deixar herdeiros, com sua esposa Maria Luísa de Orléans. Os pretendentes mais válidos à coroa eram as descendências resultantes do casamento de Luís XIV com Maria Teresa, irmã mais velha de Carlos II, do casamento do imperador Leopoldo com Margarida Teresa, irmã mais nova de Carlos II, de onde nasceu o príncipe da Baviera, e o próprio Leopoldo I, uma vez que era filho de uma irmã de Filipe IV. 

Porém o falecido Rei, último da linhagem dos Habsburgo, da Espanha deixou em seu testamento que José Fernando da Baviera, que era neto de Luís XIV da França, deveria assumir o trono, dando lugar a dinastia do Bourbon na Espanha, mas que veio a morrer antes que acontecesse qualquer coisa. O novo testamento, datado de 1700, fixava uma nova ordem de sucessão, na qual o primeiro candidato era Filipe, duque de Anjour, também neto de Luís XIV, assumiu o trono como Filipe V.

A aproximação da França e da Espanha foi vista como uma possível ameaça por outros países, que temiam uma nova potência no continente europeu, que poderia pôr em risco negociações econômicas. Com isso Leopoldo I, imperador da Áustria se disse ser digno da coroa espanhola, começou ataques que suscitaram na Guerra da Sucessão Espanhola.

Com o acordo assinado, a guerra acaba, e Filipe permanece com o trono espanhol e suas colônias, mas reivindica a coroa francesa, que teve sua totalidade conservada e a Inglaterra recebeu o Estreito de Gibraltar o que favoreceu para suas rotas marítimas e o tráfico de escravos. Regiões como Nápoles, Milão e o sul da Holanda foram integrados à Áustria. Tudo isso como forma de remediar o poder que a Espanha e França teriam unidas pela família. Dessa forma conclui-se que o Tratado buscou equalizar o poderio militar e econômico dos países envolvidos.


ANTES DESSE PARAGRAFO COLOCA O QUE ACONTECEU DURANTE A GUERRA, E DAI VAMOS COMPLEMENTANDO A PERGUNTO DO ITAMAR NESSE ULTIMO PARAGRAFO QUE NÃO SEI MAIS O QUE FALAR.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (690.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com