TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Troca de calor em recipientes

Resenha: Troca de calor em recipientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

troca de calor em recipientes

Corpos em diferentes temperaturas, quando colocados em contato, tendem a igualar suas temperaturas após certo tempo, ou, especificamente falando, tendem a temperatura de equilíbrio térmico.Um exemplo disso é uma carne, que foi aquecida pelo forno, começa a diminuir sua temperatura no momento em que é retirada de dentro dele; continua a diminuir quando é colocada ao prato, e diminui ainda mais quando é colocada na geladeira. Exemplo:

- Se em um recipiente isolado termicamente um corpo X, à temperatura Tx é colocado em contanto com outro corpo Y, à temperatura Ty e se Tx passar a diminuir, podemos afirmar que:

- a temperatura inicial de X é maior que a inicial de Y, portanto durante o contato entre os corpos, uma quantidade de calor flui de X para Y; (Tx>Ty)

- a transferência de calor de X para Y fará com que o corpo X diminua sua temperatura, enquanto Y aumenta; (Tx diminui e Ty aumenta)

- a transferência de calor se encerra quando os corpos X e Y estão à mesma temperatura. (Tx=Ty)

As trocas de calor acontecem diariamente e a todo instante entre os corpos e objetos que fazem parte do universo. Corpos que mantém temperaturas diferentes quando ficam próximos ou ficam em contato um com o outro tendem a ficarem com a mesma temperatura ou em outras palavras, tendem a atingir o equilíbrio térmico.

Isolamento Térmico são recipientes que permitem armazenar corpos sem com que ocorra nenhuma ou muito pouca troca de calor entre eles e o ambiente, isso ocorre por meio da aplicação de materiais de baixa condutividade térmica que acaba dificultando a passagem de calor. Ele vem trazendo algumas vantagens, como: Conforto térmico, controle da temperatura superficial, prevenção ou redução da condensação,economia de energia e processos de esfriamento e aquecimento.

O uso do isolamento térmico nas construções e nas indústrias impactam positivamente no meio ambiente reduzindo o consumo de energia e o uso de recursos naturais.O estudo realizado por Mc Kinsey mostra que o isolamento térmico é uma das maneiras mais baratas de consumir energia e reduzir a emissão de carbono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com