TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Envolvendo Troca De Calor

Artigo: Reações Envolvendo Troca De Calor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  1.445 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS

Instituto de Biociências – IBIO

Departamento de Ciências Naturais – DCN

Disciplina: Química Geral e Inorgânica

Professora: Cláudia Jorge do Nascimento

Aluno: Gabriel Campinho Alves

Curso: Biomedicina

Turma: grupo 1 Nº da prática: 04

Prática realizada no dia: 07/10/2013

Reações envolvendo trocas de calor

Rio de Janeiro

Semestre 02 ano 2013

1) Introdução

A termoquímica é a parte da química que aborda as trocas de calor entre dois sistemas. Segundo a termoquímica existem reações que absorvem calor e outras que liberam calor e por isso foram chamadas de exotérmicas, aquelas que existe liberação de calor e endotérmicas, aquelas que existe a absorção de calor pelo sistema. A entalpia de uma reação é a energia total contida nela e quando existe uma transformação no seu estado damos o nome de variação de entalpia.

O químico e médico Germain Henry Hess (1802-1850) desenvolveu trabalhos importantes na área da termoquímica, uma delas é a Lei de Hess, que estabelece que a variação de entalpia de uma reação química depende apenas dos estados inicial e final da reação. Essa lei mostra também que a variação de entalpia de uma reação é proporcional, por exemplo, se multiplicarmos a reação por um número teremos que multiplicar a variação de entalpia pelo mesmo número e caso se inverter a reação temos que mudar o sinal da variação de entalpia.

2) Objetivo

Espera-se com essa pratica fornecer ao aluno a oportunidade de se observar a lei de hess e a troca de calor de uma reação e calcular-se a variação de entalpia das reações químicas.

3) Materiais e métodos

• Materiais utilizados

1. Frasco erlenmeyer de 125 ml

2. Frasco erlenmeyer de 100 ml

3. Água destilada

4. Vidro de relógio

5. Hidróxido de sódio

6. Bastão de vidro

7. Termômetro

8. Ácido clorídrico

9. Balança

10. Suporte de isopor

• Metodologia

Os materiais foram separados e iniciou-se a atividade pratica, pesou-se um frasco enlenmeyer de 125 ml e anotou-se sua massa. A seguir acrescentou-se 50 ml de água destilada esperou-se 1 minuto para medir-se a temperatura da água. Pesou-se em um vidro de relógio 0,47 g de hidróxido de sódio e transferiu-se para o erlenmeyer com água, dissolveu-se o hidróxido de sódio com auxílio de um bastão de vidro e mediu-se a temperatura com o termômetro calculou-se o calor absorvido pela água e depois o calor absorvido pelo vidro do frasco utilizou-se a mesma expressão.

Na segunda etapa da pratica pesou-se um frasco de erlenmeyer de 100 ml e anotou-se a massa, depois adicionou-se 50 ml de solução de ácido clorídrico, mediu-se e anotou-se a massa da solução, aguardou-se um minuto e mediu-se a temperatura da solução. Em um vidro de relógio pesou-se hidróxido de sódio e transferiu-se para o erlenmeyer com a solução e inseriu-se o termômetro para medir a temperatura. Calculou-se a quantidade de calor absorvido pela solução e pelo vidro utilizou-se a mesma expressão.

Na terceira etapa da pratica pesou-se outro frasco de erlenmeyer de 125 ml e anotou-se a massa, acrescentou-se 25 ml de solução de ácido clorídrico com concentração de 0,5 mol por litro e esperou-se um minuto e mediu-se a temperatura novamente, a seguir acrescentou-se no mesmo frasco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com