TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verbete Sobre Ordem

Ensaios: Verbete Sobre Ordem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

ORDEM INTERNACIONAL

Segundo Bull (BULL, 2002), a ordem seria uma forma de conduta que sustentaria os objetivos primários da vida em sociedade mostrando que há entre seus membros interesses em comum não sendo, essa ordem, qualquer tipo de regularidade nas relações entre os indivíduos, mas sim uma estrutura de condutas que leve a um resultado particular e a um arranjo da vida social que promova metas e valores. O objetivo da ordem internacional seria esse: de chegar a ser uma forma de manutenção desses objetivos elementares da vida social em uma única sociedade mundial, se referindo especificamente à ordem entre os Estados. Muitos argumentam que essa noção de ordem no sistema internacional é algo que ainda irá acontecer ou um ideal a ser atingido, mas para Bull a ordem já existe no contexto internacional sendo proporcionada, pode assim dizer, pelos Estados soberanos (BULL, 2002).

Nas sociedades a ordem é mantida não apenas por interesses comuns de criar ordem ou evitar a desordem como também por regras que apresentam quais os tipos de condutas que devem ser seguidos para se estabelecer a tão sonhada ordem. Essas regras seriam “princípios gerais que autorizam ou obrigam determinadas classes de pessoas ou grupos a se comportarem de um modo prescrito” podendo ser relacionadas a um instrumento de coerção que segundo Marx seria utilizada pela massa dominante como um instrumento de manter a ordem que na verdade serviria para a manutenção dos interesses dessa massa. Elas precisam ser feitas, comunicadas, administradas, interpretadas, legitimadas, aplicadas, adaptáveis e protegidas para que sua unção na vida social seja efetiva e essa efetivação deve se dar por meio do governo, principal meio de fazer as regras se tornarem possíveis pelo uso legítimo da força (BULL, 2002). É comum confundir justiça com ordem, pois ambos os termos parecem buscar o mesmo objetivo mas Bull deixa claro que justiça acarreta ideal de moralidade que tratam as ações humanas como certas ou erradas e não como um meio de atingir um fim, porém é certo dizer que a justiça só e realizável em meio a um contexto de ordem (BULL, 2002).

Existe uma diferença entre uma ordem mundial de uma ordem internacional, aquela é mais ampla porque trata-se não só da ordem entre os estados como também da ordem local ou interna existentes nestes e da ordem dentro do sistema político mundial enquanto que a última refere-se especificamente à ordem entre os estados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com