TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinâmica Do Culto Cristão

Monografias: A Dinâmica Do Culto Cristão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2013  •  2.999 Palavras (12 Páginas)  •  2.669 Visualizações

Página 1 de 12

1.INTRODUÇÃO

Uma das marcas da Igreja Cristã é a sua herança litúrgica. Prestado individual ou coletivamente, o culto cristão é a comunhão entre o crente e Deus. É a resposta do ser humano a Deus à obra salvadora em Jesus Cristo.

O exercício do culto cristão corporativo é realizado comumente através de ordens litúrgicas. Normalmente, as ordens litúrgicas do culto cristão são desenvolvidas fazendo uso de uma série de recursos: utensílios, vestes, gestos, cores, perícopes, símbolos gráficos.

A dinâmica de um culto cristão se propõe discutir questões relacionadas com o exercício das ordens litúrgicas de como são e como devem ser trabalhados os diferentes componentes litúrgicos e simbólicos em um culto.

do culto.

2. A DINÂMICA DO CULTO CRISTÃO

Antes de falar sobre a dinâmica do culto cristão é importante conceituar a palavra CULTO.

Culto é uma adoração ou homenagem, dedicar-se, em nosso caso, ao Senhor nosso Deus, veneração, reverência, preito; manifestação de uma crença por meio de um ritual próprio, e que envolvem em geral preceitos éticos.

Deus é relacionamento, isso é fato. E dentro desse contexto, uma das maneiras de Deus relacionar-se com os homens é através do culto e no nosso caso, culto cristão, que é o foco dessa pesquisa.

Falando objetivamente do culto em si (que acontece num templo) logo nos lembramos de uma reunião de pessoas com o mesmo propósito que é adorar a Deus, ouvir a palavra, comunhão com os irmãos. É um momento especial, de reverência. E para isso existe toda uma dinâmica, uma organização para que essa esfera espiritual promova o manifestar de Deus e do Espírito Santo. Pois Deus é um Deus organizado desde o princípio. Então quando damos liberdade ao Espírito Santo, permitimos que o amor de Deus seja derramado em nossos corações para prestar-lhe nosso culto racional.

2.1 Características da Dinâmica do culto cristão:

• A iniciativa é de Deus

No culto cristão, a iniciativa pertence a Deus. Isso se baseia no fato de que, no relacionamento com o ser humano, é sempre Deus quem dá o primeiro passo. Deus cria, Deus busca, Deus perdoa, Deus dá poder. No culto, é Deus quem congrega a sua Igreja para adorá-lo e servi-lo; é Deus quem revela ao seu povo o seu amor, manifesto em Jesus Cristo; é Deus quem ilumina a sua Palavra pelo seu espírito, a fim de que sua vontade seja conhecida; é Deus quem une homens e mulheres, crianças e adultos, a fim de que todos sejam um, tendo um só coração e uma só alma.

• A resposta é comunitária

Deus redime o ser humano em Jesus Cristo para a comunhão com ele e de uns para com os outros, como membros da Igreja. O culto cristão é um ato comunitário, isto é, trata-se de uma resposta da Igreja ao poderoso ato de redenção que Deus realiza em Jesus Cristo.

• O culto expressa o evangelho

No culto cristão, o evangelho, em sua plenitude e simplicidade, é expresso. Isso quer dizer que no culto se manifesta a suficiência da graça de Deus, o total desamparo do ser humano quando abandonado aos seus próprios recursos, a ilimitada capacidade de Deus para vencer o pecado e o poder divino para transformar as pessoas em novas criaturas. Portanto, no culto, pelas Escrituras, pela proclamação da Palavra e pelos sacramentos, Jesus se

põe diante do ser humano.

• O culto é inspirado pelo Espírito Santo

É o Espírito Santo quem move o ser humano a adorar a Deus pelo seu incansável amor, a se arrepender e a se humilhar diante de Deus pelo seu pecado, a agradecer a Deus pelo perdão concedido em Jesus Cristo, e a obedecer a vontade de Deus revelada nas Escrituras.

• Culto é vida

Ao cultuar a Deus, o ser humano atende a vocação divina e reconcilia-se com o seu semelhante. Recebendo a sua graça, passa então a viver uma vida nova em alegre obediência, segundo os valores do reino de Deus, lutando para que a paz e a justiça prevaleçam na terra. Em comunhão com Deus e voltando-se para o próximo, perceberá a cada dia o propósito redentivo de Deus para todas as criaturas.

3. O CULTO CRISTÃO

O culto cristão atribui com alegria todo o louvor, honra, glória e poder ao Deus triúno. Através do culto, o povo de Deus reconhece a sua presença no mundo e em sua vida e, ao responder à sua ação redentora em Jesus Cristo, é

transformado e renovado. No culto, os fiéis oferecem-se a Deus e por Ele são equipados para o seu serviço no mundo. O Espírito Santo faz as pessoas tomarem consciência da graça de Deus e de seus direitos sobre suas vidas, levando-as a invocar o seu nome, proclamar os seus poderosos feitos e sua auto-revelação, e entregar suas vidas à causa do seu reino no mundo. As primeiras lembranças do povo de Israel falam do encontro entre Deus e os seres humanos. Deus tomou a iniciativa tanto na criação como no pacto, chamando ao arrependimento e oferecendo perdão.

Em Jesus Cristo, Deus assumiu totalmente a condição humana por um ato de auto-revelação, redenção e perdão. Ao entrar em um mundo fragilizado, Deus, em Jesus Cristo, expiou o pecado e restaurou a vida humana, levando o tempo e o espaço, a matéria e a vida humana à sua plenitude, como instrumentos de louvor e prazer para o seu Criador. Na pessoa e obra de Jesus Cristo, Deus e a vida humana estão unidos sem serem confundidos, distintos sem estarem separados.

A vida de Jesus revela o caráter autêntico do culto cristão. Ele é o Deus vivo presente no viver diário do povo. Aquele que é proclamado no testemunho de fé é a Palavra de Deus pronunciada na criação, a Palavra de Deus prometida e que dirige toda a história do pacto, a Palavra de Deus que se tornou carne e habitou entre nós, aquele que foi crucificado e ressuscitou em poder e que voltará em triunfo para julgar e reinar.Através da Escritura, da proclamação da Palavra e dos sacramentos, Deus em Cristo se faz presente pela ação do Espírito Santo que transforma, fortalece e sustenta a vida humana. No culto cristão, o povo de Deus ouve a Palavra proclamada, recebe a Palavra no sacramento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com