TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA IGREJA

Tese: A HISTÓRIA DA IGREJA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Tese  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 7

OSNI RULLO

HISTÓRIA DA IGREJA II

Trabalho apresentado atendendo às exigências da matéria de História da Igreja II - Prof. Christian Brially Tavares de Medeiros

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO

REV. JOSÉ MANOEL DA CONCEIÇÃO

São Paulo, Setembro de 2014

Turma: 2º Ano Diurno

CALVINO, GENEBRA E A REFORMA

BIBLIOGRAFIA

Ronald S. Wallace (1911-2006), é de formação reformada calvinista. Estudou engenharia civil na Universidade de Edimburgo; depois se formou em Letras e em seguida Teologia. Enquanto ministro de São Kentigern em Lanark obteve seu Ph. D., em Edimburgo defendendo uma tese sobre a “Calvino: Doutrina da Palavra e dos Sacramentos”. Wallace foi professor no Seminário Teológico Columbia, Geórgia, EUA. É autor de várias obras, entre elas “Aí vem o sonhador!”, publicada pela Editora Vida. Pastoreou na Escócia, onde viveu seus últimos dias.

Atualmente vive em uma fazenda de 40 acres em Richland County, Wisconsin.

OBRA:

WALLACE, Ronald S. Calvino, Genebra e a Reforma. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2003. 285 p.

RESENHA:

Durante os últimos séculos, tanto do ponto de vista teológico, como do ponto de vista literário, nenhuma pensamento contribui com igual clareza e igual força para o desenvolvimento das sociedades como o pensamento de Calvino, o qual, ao longo da história tem alcançado gerações. Nos últimos anos as “Institutas” (sua principal obra) têm sido o livro texto de muitas instituições religiosas. Varias edições latinas e francesas, e numerosas traduções em línguas estrangeiras foram dadas ao público durante sua vida e continuaram a ser após a sua morte. Nas palavras de Gouvêa, não é exagero afirmar que a historia da teologia pode ser dividida em pré-Calvinista e pós-Calvinista.

No meu entendimento este livro é direcionado para acadêmicos e leigos que desejam conhecer a vida e a obra deste grande reformador genebrino de maneira clara e sucinta, sem que tenha que consultar ao mesmo tempo, uma biografia. A proposta principal da obra é mostrar “como o seu pensamento determinou seu objetivo e sua ação política”, a qual segundo Wallace era olhada pelo genebrino por meio das “lentes” da soberania de Deus.

O autor aborda o assunto proposto de forma didática, sistemática e lógica e trata do tema com grande clareza mostrando grande conhecimento do assunto.

Pude notar que não somente ao fim de cada capitulo, mas bem como no final do livro o autor apresenta conclusões pessoais.

Suas conclusões são apresentadas em todo o seu texto, e revelam o calvinismo não é apenas como um conjunto de dogmas teológicos que teve influência no meio eclesiástico, mas que tem sido antes de tudo, uma cosmovisão que foi desenvolvida a partir da doutrina da soberania de Deus, e, que tem sido uma filosofia de vida que tem afetado a sociedade e os indivíduos como um todo.

A obra é divida em uma introdução e três seções com um total de dezessete capítulos, os quais trazem uma síntese de vários aspectos da vida e obra do reformador, no seu exercício ministerial na cidade, seu ofício pastoral na igreja e finalmente sua vida como teólogo acadêmico.

Os dois primeiros capítulos, sendo uma espécie de introdução da obra, tratam do pano de fundo histórico medieval e o chamado do reformador ao sagrado ministério e seu início e nele o autor mostra que Calvino viveu em um contexto extremamente humanista e esteve aberto aquilo que o humanismo tinha a oferecê-lo de bom.

Mostra ainda que sua conversão foi gradual e teve como ponto principal o poder singular das Escrituras, que levou o doutor Calvino a se tornar um Pastor e pregador da Palavra, mesmo em meios a lutas e perseguições.

Primeira seção (dos capítulos 3 a 9), o autor fala do “Reformador e sua cidade” destacando o envolvimento crescente de Calvino com as questões seculares da cidade, mas tendo sempre como centro o poder sacramental da Palavra de Deus. (p.35).

A obra mostra também a visão de Calvino e sua época e do contexto no qual vivia, destacando o fato de que Genebra entrou para história após a influência de Calvino (p. 42). Um ponto de destaque é a luta do reformador pelo “governo espiritual” contra os “libertinos”, que viviam um evangelho secularizado, e o conselho governamental de Genebra.

Outra questão refere-se aos rumores, calunias e processos que o reformador sofreu no decorrer de sua vida, em destaque os três casos que tiveram maior repercussão onde foram protagonistas Sabastian Catellio, Jerome Bolsec e Michael Servetus, gastando mais tempo com o caso de Servetus onde ele apresenta os dois lados da questão e os principais erros e as razoes que o levaram a morte na fogueira.

Neste tópico o autor não acusa e nem diverge de Calvino nas questões levantadas.

Wallace apresenta, logo em seguida, o pensamento de Calvino sobre a economia que era baseada na ideia de que deveria doar quando se tinha. (p.84).

Outro aspecto importante desta seção se refere à educação em Genebra e o pensamento de Calvino em relação as ciências naturais.

Sua visão teológica alicerçada na soberania de Deus, fez com que ele procurasse sempre relacionar esta doutrina às diversas atividades culturais da sociedade: “a cultura popular, em diferentes gerações, precisa ser estimulada” e guiada por uma elite cultural (...) para a expansão de novas formais culturais”. (P. 93).

Calvino fez isso por meio da universidade e da igreja que eram formadoras da cultura genebrina e seu objetivo era conduzir a cidade para uma sociedade cristã. “Sua principal preocupação em Genebra era, portanto, criar no coração da cidade uma comunidade de fiéis em Cristo, cujas formas de mútua satisfação amor e perdão iriam promover um modelo para o restante da sociedade civil”. (p. 102)

Segunda seção (capítulos 10 a 14), fala do reformador como “sacerdote e Pastor” e nela o autor preocupa-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com